Adolescente morre afogado em lagoa da região metropolitana de BH

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um adolescente de 16 anos morreu afogado na Lagoa Várzea das Flores, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (30). Três viaturas e mergulhadores foram enviados ao local para buscar o corpo.

As buscas duraram cerca de 2h, das 15h20 às 17h30. O corpo do jovem foi encontrado sem vida pelos militares, a 20 metros da margem, e aproximadamente seis metros de profundidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro adolescentes estavam no local. Os jovens tentavam atravessar a lagoa nadando, mas Willian Miranda Rodrigues Júnior não conseguiu e sumiu na água.

Números alarmantes

O número de afogamentos aumentou 25% no Estado no primeiro semestre deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2017, foram 404 ocorrências atendidas pelos bombeiros. Em 2018, no mesmo período, foram 512 chamadas. A maior parte das vítimas tem entre 20 e 40 anos.

Com isso, em média, são registrado três afogamentos diários em Minas Gerais. Os bombeiros recomendam que, onde não houver salva vidas, não entrar na água. Além disso, evitar uso de bebidas alcoólicas e, no casos de crianças, os pais devem redobrar a atenção.

“É importante também nunca nadar em local desconhecido. Ao perceber o afogamento, deve-se ligar o mais mais rápido possível para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Temos uma margem de segurança, em águas com temperatura ambiente, de até 30 minutos. Já águas abaixo dos 0ºC, a chance de sobrevivência pode chegar a 60 minutos”, explica ao Bhaz o sub-tenente Gertel Vaz de Souza, do Corpo de Bombeiros.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!