Segurança da UFMG é demitido após ameaçar alunos em rede social

Imagens veiculadas pelo segurança em suas redes sociais (Facebook/Reprodução)

Um segurança da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi demitido após ser denunciado por alunos do câmpus Pampulha na terça-feira (30). O funcionário estaria ameaçando os estudantes com postagens em sua rede social. O segurança terceirizado chegou a colocar fotos de armas em seu Instagram e uma foto do câmpus com uma ameaça.

Reprodução/Facebook

Segundo a UFMG, a denúncia foi realizada na noite da última segunda-feira (29), por meio da ouvidoria da universidade. “Tal denúncia indicava que o referido funcionário havia publicado mensagem com apologia ao uso da violência contra membros da comunidade universitária em uma rede social”, afirma a UFMG.

Ainda de acordo com a nota, a UFMG entrou em contato com a empresa para confirmar a identidade do funcionário e solicitou que o mesmo não faça parte da equipe de profissionais que trabalham na universidade. “A UFMG não aceita qualquer manifestação de intransigência e autoritarismo, de desrespeito à diversidade e aos direitos humanos, princípios caros a uma universidade edificada sobre ideais democráticos e republicanos”.

Confira a nota na íntegra da instituição:

Na noite de 29 de outubro, a UFMG recebeu, via Ouvidoria – órgão que tem o papel institucional de zelar pelo direito à manifestação e à informação do cidadão – denúncia contra um dos funcionários da empresa terceirizada prestadora de serviços de segurança patrimonial. Tal denúncia indicava que o referido funcionário havia publicado mensagem com apologia ao uso da violência contra membros da comunidade universitária em uma rede social.

A UFMG entrou em contato com a empresa para confirmar a identidade do funcionário e solicitou que o mesmo não fizesse mais parte da equipe de profissionais que trabalham na e para a Universidade. A UFMG não aceita qualquer manifestação de intransigência e autoritarismo, de desrespeito à diversidade e aos direitos humanos, princípios caros a uma Universidade edificada sobre ideais democráticos e republicanos.

A manifestação de repúdio da Instituição reitera mensagem publicada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira no dia 15 de outubro, quando ambos reafirmaram o “inequívoco compromisso com os ideais democráticos, o Estado de direito e a justiça, a liberdade de expressão e cátedra, o bem comum e o interesse coletivo, o respeito à diversidade e aos direitos humanos”.

A Universidade também está em negociação com a empresa contratada para a adoção de medidas formativas com o objetivo de sensibilizar o corpo de funcionários terceirizados. Essas medidas objetivam assegurar que a atuação na área de segurança patrimonial se dê de forma ética e respeitosa, em consonância com os valores republicanos defendidos pela instituição.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!