‘O rei está nu’: Dilma critica Moro após indicação do juiz ao Ministério da Justiça

Agência Brasil/Divulgação

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, postou algumas mensagens críticas após a indicação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. De acordo com a ex-chefe do Executivo, o magistrado desrespeitou a Constituição ao vazar a conversa entre ela e Lula para alimentar o processo do impeachment. Além disso, afirmou que Lula foi preso sem provas.

O juiz federal Sérgio Moro se reuniu, na manhã desta quinta-feira (1º), com Jair Bolsonaro (PSL) e aceitou o convite para chefiar o Ministério da Justiça. Os dois se encontraram na casa do presidente eleito, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff postou quatro tuítes em relação à nomeação do juiz ao Ministério da Justiça. “De modo ilegal, contra a Constituição, como reconheceu o STF, o juiz Moro autorizou a gravação e vazou conversa minha com Lula, alimentando o processo de impeachment”, escreveu em primeiro tuíte. Confira os outros:

Bolsonaro anuncia Moro como ministro

Sérgio Moro chegou ao Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, por volta das 9h. Ele saiu de Curitiba em voo de carreira e sem seguranças. Bolsonaro disse que a agenda de Moro é “anticorrupção, anticrime- organizado, bem como respeito à Constituição e às leis”. Em nota, o magistrado disse que aceita o cargo com “certo pesar”, já que terá que abandonar a carreira de juiz após 22 anos.

Leia a nota divulgada por Moro:

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Publica na próxima gestão. Apos reunião pessoal na qual foram discutidas politicas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juizes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!