‘A natureza é nosso bem mais valioso’: Gisele Bündchen faz apelo a Bolsonaro sobre fusão de ministérios

Facebook/Reprodução + Agência Brasil/Divulgação

A modelo brasileira Gisele Bündchen fez um apelo no início da tarde desta quinta-feira (1º), ao presidente eleito Jair Bolsonaro (1º), sobre a proposta de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

A topmodel diz que “fragilizar a autoridade representada pelo Ministério do Meio Ambiente, no momento em que as preocupações com as ameaças da mudança climática e do desmatamento se intensificam, pode ser desastroso e um caminho sem volta”.

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), indicado para comandar a Casa Civil, afirmou a intenção do presidente eleito Jair Bolsonaro de fundir as pastas do Meio Ambiente e da Agricultura. Em carta aberta, a modelo diz que “a natureza é o nosso bem mais valioso na Terra, e preservar o meio ambiente é essencial para o futuro dos nossos filhos e próximas gerações”. Veja na íntegra:

Gisele Bündchen sempre foi muito engajada nas causas do meio ambiente e foi nomeada embaixadora da boa vontade das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2016. A modelo assinou uma carta aberta, antes das eleições, para que, quem fosse eleito, ficasse atento às questões ambientais do país. “Nosso Brasil, com suas florestas, rios e biodiversidade, é apenas um pequeno ponto situado no meio do nosso planeta, nem à esquerda, nem à direita. Simplesmente ali. O compromisso com esse patrimônio é um compromisso com a vida, no presente e no futuro”, diz trecho da carta.

Os internautas repercutiram a postagem da modelo nas redes sociais.

Ministério do Meio Ambiente divulga nota

Em nota, divulgada nessa quarta-feira (31), o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, afirmou que o ministério recebeu “com surpresa e preocupação o anúncio da fusão”. Na nota, Duarte argumenta que os ministérios “têm agendas próprias, que se sobrepõem apenas em uma pequena fração de suas competências”. Como exemplo, ele citou os 2.782 processos de licenciamento que tramitam no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos quais apenas 29 têm relação com a agricultura.

O ministro do Meio Ambiente, que tem poder regulatório e fiscalizador sobre diferentes áreas, lembra ainda que é importante proteger as riquezas naturais do Brasil, que tem a maior biodiversidade do mundo, a maior floresta tropical e 12% da água doce do planeta, para consolidar o protagonismo global do país na busca por uma economia sustentável e para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O ministro destacou que a área ambiental necessita de estrutura própria e fortalecida porque exerce funções específicas, como combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, energias renováveis, substâncias perigosas, licenciamento de vários setores, como o petrolífero, homologação de modelos de veículos automotores e poluição do ar.

“O novo ministério que surgiria com a fusão das pastas do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento teria dificuldades operacionais que poderiam resultar em danos para as duas agendas. A economia nacional sofreria, especialmente o agronegócio, diante de uma possível retaliação comercial por parte dos países importadores”, afirmou o ministro.

Volta atrás sobre fusão de ministérios

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, deu entrevista a emissoras de TVs católicas e disse que os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura devem ficar separados, mas avisou que escolherá os dois ministros. “Não vão ser as ONGs”, afirmou, referindo-se à pasta do Meio Ambiente. Ele se disse “pronto para voltar atrás” neste caso porque, primeiramente, relatou, o setor rural defendeu de forma unânime a união dos dois ministérios, mas depois se dividiu, por entender que a fusão prejudicaria o agronegócio no Exterior – onde é exigido dos exportadores o cumprimento de  normas ambientais.

“O Brasil é o país que mais protege o meio ambiente. Nós pretendemos proteger o meio ambiente, sim, mas não criar dificuldades para o nosso progresso”, explicou Bolsonaro. “Mas uma pessoa voltada para proteger o meio ambiente sem o caráter xiita, como foi em outros governos”, acrescentou.

Com Agência Brasil

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!