Romeu Zema envia para Pimentel nomes da equipe de transição no Governo de Minas

Vitor Fernandes/BHAZ

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou os nomes da equipe de transição no Governo de Minas, na manhã desta quinta-feira (1º). Zema encaminhou os nomes para o atual governador do Estado, Fernando Pimentel (PT).

O envio dos nomes deve ser feito com antecedência, como manda a Lei Estadual 19.434/2011, que dá prazo de até 10 dias após o resultado das eleições para início da transição.

Até o momento, os nomes que aparecem são do vereador do Novo, Mateus Simões, que coordenará os trabalhos; o economista Victor Cezarini; o empresário Victor Garizo Becho; o engenheiro e candidato a senador Rodrigo Paiva, e a advogada e candidata a deputada federal, Luciana Lopes.

Romeu Zema deixa claro que a equipe pode ser reforçada com outros nomes, conforme eventuais necessidades.

A comissão de transição é formada antes de o novo eleito tomar posse para que a nova gestão tenha acesso a informações fundamentais sobre o funcionamento dos órgãos e das entidades da administração  pública.

Segundo a Lei 19.434/2011, de Minas Gerais, é de direito da comissão de transição:

Ter pleno acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo estadual;

A comissão deve ter um coordenador, a quem compete requisitar informações dos órgãos e das entidades da administração pública;

Os titulares dos órgãos e das entidades da administração pública ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas pela comissão de transição bem como a prestar-lhe, na forma do regulamento, o apoio técnico e administrativo necessário;

Os membros da comissão de transição não serão remunerados.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!