Menina símbolo da crise humanitária do Iêmen, Amal Hussain, de 7 anos, morre de fome

Criança estava hospitalizada com desnutrição severa (Tyler Hicks/The New York Times)

Amal Hussain, a iemenita de sete anos que foi fotografada por um repórter do jornal New York Times e que se tornou o rosto da fome provocada pela guerra no Iêmen, morreu nessa quinta-feira (1), noticiaram as agências internacionais. A notícia foi revelada pela família da criança ao jornal nova-iorquino.

O retrato de Amal Hussain foi usado para ilustrar uma peça sobre a fome e as consequências da guerra civil no Iêmen, com o envolvimento de uma coligação liderada pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos, que já se arrasta há quatro anos e que é responsável por uma grade crise humanitária na região.

A publicação da fotografia no início da semana despertou respostas muito diferentes por parte dos leitores, o que obrigou o New York Times a justificar a decisão de mostrar os retratos das crianças afetadas pela fome num artigo especial.

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), há 14 milhões de iemenitas famintos atualmente no país de origem árabe. O Iêmen ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia: é limitado ao norte pela Arábia Saudita, a leste por Omã, ao Sul pelo mar da Arábia e pelo golfo de Áden.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!