Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Saiba como foi o teste do Cronos com motor 1.3 Firefly e câmbio manual de cinco marchas

[Acelera Aí] Saiba como foi o teste do Cronos com motor 1.3 Firefly e câmbio manual de cinco marchas

Andamos na versão do sedã que, em relação à opção de entrada, acrescenta um equipamento muito útil atualmente: o sistema multimídia Uconnect Touch, que tem tela de sete polegadas, onde pode ser projetado o celular. Ponto positivo também para o econômico motor 1.3 Firefly, o eficiente câmbio manual, a equilibrada suspensão e o amplo porta-malas.

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A linha Fiat Cronos começa com a versão denominada apenas de Cronos 1.3. Além de ar-condicionado e direção elétrica, a versão de entrada traz alguns itens de série interessantes, como computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e monitoramento da pressão dos pneus.

Sistema Uconnect

Mas a versão acima, a Cronos 1.3 Drive (a opção que avaliamos), acrescenta nessa lista (por mais R$ 2.500) uma segunda porta USB (para os passageiros de trás) e um importante item para a conectividade exigida nos dias de hoje: o sistema multimídia Uconnect com tela sensível de sete polegadas (em estilo tablet) e compatível com Apple CarPlay e Android, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos.

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Por fora, vale ressaltar as linhas equilibradas do Cronos, no sentido em que a traseira não destoa da dianteira como acontece com vários sedãs. Na frente, se destacam a grade e a tomada de ar inferior em forma de colmeia, o capô alongado com vincos bem acentuados e os faróis de duplo refletor que invadem as laterais.

Silhueta equilibrada

De perfil, a silhueta reforça o equilíbrio entre frente e traseira e também chamam a atenção os vincos acentuados que percorrem toda a carroceria e as rodas de liga leve de desenho elegante. Na traseira um pouco elevada, quem ganha destaque são as lanternas que “entram” pela tampa do porta-malas e a parte de baixo do para-choque na cor preta para dar a impressão de uma traseira mais baixa.

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Por dentro, o acabamento não chega a ser destaque, já que falta um pouco de requinte, mas pode ser considerado bem razoável para a versão de entrada de um sedã do porte do Cronos. O tecido que forra os bancos tem desenho simples e toque agradável, os bancos apoiam bem as pernas e o corpo e os comandos estão bem posicionados.

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A visibilidade dianteira é boa mas a traseira não, exigindo para a segurança em manobras em marcha a ré a presenças do sensor de estacionamento traseiro e a câmera de ré, ambos opcionais. A tela em TFT de 3,5 polegadas e alta resolução possibilita uma boa visualização dos instrumentos.

Espaço interno

O espaço interno é um dos atrativos do Cronos, que leva quatro adultos com certo conforto, incluindo os passageiros do banco de trás, e tem um dos maiores porta-malas da categoria, com capacidade para 525 litros e um bom acesso.

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O motor 1.3 Firefly tem bom fôlego em baixa, possibilitando boas acelerações e retomadas para um propulsor dessa cilindrada, mas sente o peso da tarefa quando se coloca quatro adultos e bagagens. O consumo é digno de elogio (com gasolina, ar ligado, apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 14km/l na estrada).

Com engates precisos e bom escalonamento das marchas, o câmbio ajuda na tarefa de manter o fôlego do motor. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, embora um pouco barulhenta; e a assistência elétrica da direção está bem calibrada para manobras e altas velocidades.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, oito válvulas, flex, que gera potências de 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.500rpm

Câmbio – Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores; e traseira, do tipo semi-independente, com eixo de torção

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,50m; e distância entre-eixos, 2,52m

Freios ­ – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – De liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Porta-malas – 525 litros

Tanque – 48 litros

Peso – 1.139 quilos

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Equipamentos de série – Sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, segunda porta USB (para os passageiros de trás), ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e coluna de direção regulável em altura.

Opcionais – Faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

Preços – R$ 58.490. Com todos os opcionais, incluindo pintura perolizada, R$ 68.250.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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