Gêmeos tentam fraudar Enem em Montes Claros e acabam presos

Reprodução/StreetView

Dois irmãos de 22 anos, que são gêmeos, foram presos nesse domingo (4) em Montes Claros, no Norte de Minas, por tentar fraudar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os jovens foram flagrados com pontos eletrônicos e documentos falsos na Escola Estadual Armênio Veloso. Com eles, os policiais também encontraram celulares – o que também é proibido durante a realização do exame.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso foi encaminhado para a Polícia Federal. A corporação deve, agora, investigar se outras pessoas estavam envolvidas na tentativa de fraude. Os gêmeos negaram estar recebendo ajuda, mas um deles admitiu que esperava respostas das questões por meio do dispositivo.

A tentativa de fraude tratou-se de um caso isolado, como definiu a coordenação do Enem em Montes Claros, e não comprometeu outros candidatos. Aplicadores desconfiaram do comportamento dos gêmeos e pediram para que eles fossem revistados. Os fios do ponto eletrônico estavam presos ao corpo de um deles. Com outro, foram localizados três celulares. Os aparelhos estavam amarrados à perna do rapaz.

Os gêmeos foram levados para a delegacia de plantão da Polícia Civil em Montes Claros. E, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do Enem, os irmãos foram imediatamente desclassificados. A Polícia Federal, por sua vez, informa que os dois vão responder pelo crime de fraude em certame público, que está previsto no artigo 311-A, inciso III do Código Penal. A pena varia de 1 a 4 anos de prisão.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!