Objeto interestelar pode ter sido enviado por ‘alienígenas’ à Terra, dizem cientistas de Harvard

Nasa/Divulgação

Dois pesquisadores do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard acreditam que um objeto interestelar visto no ano passado com auxílio de telescópios, o “Oumuamua”, pode ter chegado ao Sistema Solar por seres alienígenas. O estudo foi feito por Abraham Loeb e Shmuel Bialy, que levantaram a hipótese em artigo publicado na última quinta-feira (1), quando tentavam compreender a aceleração do objeto.

O objeto interestelar misterioso foi descoberto por Rob Weryk, do Instituto de Astronomia de Honolulu, no Havaí, em outubro do ano passado. O objeto foi batizado de “Oumuamua”, que em língua havaiana quer dizer “mensageiro de muito longe que chega primeiro”.

“Pode ser (parte) de uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, dizem os autores.

De forma alongada, que se assemelha a um charuto, de cor avermelhada e com 400 metros de comprimento, o objeto foi considerado, inicialmente, um cometa. Depois, afirmaram ser um asteroide interestelar, mas agora, de acordo com os cientistas, pode se tratar de uma nave alienígena enviada para investigar o planeta Terra.

A conclusão é do grupo de estudos de investigadores do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian. A pesquisa foi publicada no The Astrophysical Journal Letters.

Um dos argumentos do estudo, usados pelos astrônomos, é a inusitada aceleração excessiva do objeto, que saiu do Sistema Solar em janeiro deste ano. “Considerando uma origem artificial, uma possibilidade é a de que o Oumuamua seja uma espécie de vela solar (nave cujo sistema de propulsão recorre à radiação), flutuando no espaço interestelar como um resíduo de um equipamento tecnológico avançado”, diz trecho do estudo de Abraham Loeb, professor e presidente de astronomia, e Shmuel Bialy, pós-doutor do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!