Homem é condenado a 21 anos de prisão após estuprar neta da companheira

Reprodução/StreetView

A Justiça mineira sentenciou à prisão, pelo período de 21 anos e três meses, um homem que abusou sexualmente da neta de sua companheira. A menina, que tinha em torno de 8 anos, na época do início dos fatos (que se estenderam por seis anos), apresentou sintomas de estresse pós-traumático, queda no rendimento escolar e agressividade. A pena consta de sentença do juiz Mauro Riuji Yamane, da 2ª Vara Criminal de Divinópolis, que levou em conta que os abusos foram reiterados e desencadearam “enormes consequências de cunho psicológico e físico” para a vítima.

A denúncia narra que o homem constrangeu a menina a atos libidinosos diversos da conjunção carnal, aproveitando-se da confiança de que gozava por conviver maritalmente com a avó da criança por mais de quatorze anos. Ele a beijava e abraçava excessivamente, obrigava a vítima a assistir pornografia com ele, tocava o corpo dela e a coagia a tocá-lo, masturbava-se em sua presença, ejaculando sobre ela, e a ameaçava. Segundo os autos, ele também falava, constantemente, que em breve praticaria sexo com ela.

O réu negou todas as acusações e afirmou que tratava a menina da mesma forma que os demais filhos e netos de sua parceira. Declarou que lhe dava presentes porque mantinha com ela relacionamento análogo ao de avô. O agressor argumentou, ainda, que a adolescente criou a história como forma de retaliação, porque ele descobriu que a adolescente enviou nudes (fotos em que estava nua) a pretendentes pelo celular e tinha medo que ele contasse o caso à mãe dela.

A mãe disse ter observado mudanças no comportamento da filha, com sinais de depressão, crises de choro, automutilação, introspecção e agressividade, quando a criança começou a ficar sozinha com o padrasto com mais frequência. Quando o agressor foi preso, em dezembro de 2017, o desempenho escolar e pessoal da vítima melhorou. Ele foi denunciado em fevereiro de 2018.

O juiz Mauro Yamane afirmou que a palavra da vítima se mostrou coerente e rica em detalhes, destacando ainda que ela foi ouvida várias vezes, por policiais, psicólogos e familiares, e se manteve firme na descrição da violência sofrida, que ele caracterizou como um calvário. Além disso, o laudo pericial confirmou que a menina era virgem, tinha menos de 14 anos na data dos abusos e os envios de fotos pelo celular foram muito posteriores aos abusos.

Do TJMG

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!