Zema tem primeiro encontro com Bolsonaro: ‘Discurso semelhante ao nosso, objetivo e dinâmico’

Governador eleito em Minas celebrou primeiro encontro com Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)

O governador eleito em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se encontrou com o futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), nesta quarta-feira (14), em Brasília. Zema foi um dos governadores eleitos – e reeleitos – que se encontraram com o novo chefe do Executivo nacional – a primeira reunião com esse intuito desde a definição das eleições.

Em conversa com os governadores, Bolsonaro afirmou que, por vezes, é necessário adotar “medidas que são um pouco amargas” para evitar o agravamento da crise no país. “Algumas medidas são um pouco amargas, mas nós não podemos tangenciar com a possibilidade de nos transformarmos naquilo que a Grécia passou, por exemplo. Temos de buscar soluções, não apenas econômicas. Se conseguirmos diminuir a temperatura da insegurança no Brasil, a economia começa a fluir”, disse Bolsonaro.

Romeu Zema comentou sobre o evento em sua rede social. Na postagem, ele celebrou o encontro com o presidente e disse estar com o discurso alinhado ao de Bolsonaro. “A simplicidade e o discurso semelhante ao nosso, objetivo e dinâmico! Estou esperançoso que chegou um novo tempo no Brasil. Em Minas farei o meu papel enquanto governador e estarei de prontidão para cooperar na mudança que o nosso país almeja”, escreveu o empresário.

Bolsonaro destacou ainda que as soluções para o país passam pela unificação do trabalho e apoio dos Estados. “Não teremos outra oportunidade de mudar o Brasil. Nós temos que dar certo. Não teremos outra oportunidade pela frente. Temos que trabalhar unidos e irmanados nesse propósito”.

Pacto

No encontro de hoje, Bolsonaro propôs aos governadores um pacto a favor do Brasil, no esforço de buscar soluções para os problemas e contribuir na administração das dificuldades. O presidente eleito frisou que o pacto será negociado “independentemente de partido. A partir deste momento não existe mais partido, nosso partido é o Brasil”, disse, sob aplausos.

O pesselista negou que o Ministério do Meio Ambiente será comandado pela atriz e escritora Maitê Proença. De acordo com o político, o nome escolhido será o de uma pessoa que conhece com profundidade a questão ambiental e vai focar na concessão de licenças, que, na opinião dele, está cercada de burocracia. “Queremos preservar o meio ambiente, mas não dessa forma que está aí.”

O presidente eleito disse ter ouvido uma análise pertinente do futuro governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). “Ninguém consegue entender porque o Brasil, com a riqueza que tem, está na situação de hoje”, afirmou Bolsonaro. “Temos que destravar questões que nos colocam em situação de atraso.”

Carta

Ao ser informado pelo governador eleito de São Paulo, João Dória, de que as reivindicações dos governadores serão reunidas em uma carta, Bolsonaro afirmou que vai analisar com sua equipe cada item exposto no documento.

Ao longo desta semana, a expectativa girou em torno do anúncio de novos nomes para compor o primeiro escalão do governo Bolsonaro. Além da pasta do Meio Ambiente, o presidente eleito poderia indicar o comando dos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.

Porém, o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, afirmou que não haverá novos anúncios até a próxima sexta-feira (16).

Com Agência Brasil

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!