Motorista de Uber se masturba durante corrida com universitária em BH; polícia é acionada

Passageira embarcou na avenida Amazonas, no Centro de BH (Reprodução/StreetView)

A Polícia Civil deve investigar o caso de uma passageira da Uber que foi vítima de importunação sexual na terça-feira (13) em Belo Horizonte. A jovem de 18 anos pediu a uma amiga que acionasse a Polícia Militar (PM) depois de flagrar o motorista do aplicativo com o pênis para fora da calça durante a viagem solicitada por ela.

De acordo com a PM, a vítima relatou ter pedido o carro quando estava na avenida Amazonas, no Centro da capital. Ela seguia na parte de trás do Uber para casa e, no caminho, pediu ao condutor para parar em um supermercado. Ao fazer solicitação, no entanto, percebeu que o homem estava excitado e com o órgão genital para fora da roupa.

Ao BHAZ, a universitária contou que queria parar para fazer compras, já que não tinha comprado nada para jantar. “Quando fui falar com ele, percebi que estava excitado e disse que não precisava mais parar. Mandei uma mensagem para minha amiga com nome, placa e pedi para chamar a PM. Compartilhei a rota com ela e ele me deixou em casa”, disse.

A estudante conta ainda que, quando desembarcou do veículo, ouviu do motorista: “Porque você não bate assim em mim?”. “A gente pega Uber para se sentir mais segura, já que no ônibus ficamos mais vulneráveis. A avaliação dele era alta, quase 5 estrelas. Eu estava voltando do trabalho, minha blusa cobria completamente meu corpo. A manga chegava no cotovelo e, mesmo que não estivesse, não justifica”, disse. “A Uber me ligou e disseram que vão analisar o que será feito, mas que não o deixariam aparecer mais como motorista pra mim”, contou

Os dados do motorista foram repassados às autoridades e, agora, a vítima deve prosseguir com a denúncia.

Procurada, a Uber afirmou que “repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio”. Informou ainda que o motorista da viagem citada nesta reportagem foi suspenso enquanto as apurações são aguardadas. “Nenhum comportamento criminoso é tolerado”, diz em trecho de nota (veja na íntegra abaixo).

Importunação sexual

A lei que pune importunação sexual foi sancionada em setembro deste ano. O crime é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Para denunciar casos de importunação sexual, vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do telefone 153 e com a Polícia Militar pelo 190. No metrô, as denúncias podem ser feitas por meio de mensagens ou WhatsApp para o (31) 99999-1108.

Nota da Uber na íntegra:

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio. Nenhum comportamento criminoso é tolerado e a conta do motorista parceiro já foi desativada, enquanto aguardamos pelas apurações. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei.

Nenhuma viagem com a plataforma é anônima e todas são registradas por GPS. Isso permite que em caso de incidentes nossa equipe especializada possa dar o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!