Zema lamenta mortes e critica cidade ‘baseada em asfalto’: ‘É questão de tempo ocorrerem essas tragédias’

Zema comentou por meio de nota a situação da capital. (Henrique Coelho/Bhaz)

O governador eleito em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou nesta sexta-feira (16) os estragos e mortes em decorrência da forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite de ontem. Em nota, o futuro mandatário do Estado lamentou e sugeriu que o trabalho em conjunto resolva os problemas.

“É lamentável que a chuva de ontem tenha causado tantos danos e, principalmente, a perda de vidas. Caberá a nós do Estado, em conjunto com os municípios da Região Metropolitana, tomarmos medidas preventivas, para que esse tipo de fato letal não ocorra mais”, diz Zema.

O futuro governador sugeriu ainda que projetos de urbanização sejam revistos. “A melhor forma de evitar isso é buscar uma urbanização responsável, com mais áreas verdes, que não impermeabilize tanto o solo. Em toda cidade baseada mais em asfalto e concreto é questão de tempo ocorrerem essas tragédias”.

Quanto às regiões que sofrem com alagamentos e os reflexos da chuva, Romeu Zema disse que irá buscar soluções. “Onde o problema já existe, temos que solucioná-lo. E, onde não existe, nos planejarmos para que não ocorra no futuro, evitando essa impermeabilização do solo, que é a grande causa dessas catástrofes relacionadas às chuvas”, afirma.

O temporal que atingiu Belo Horizonte nesta quinta deixou três vítimas, dentre elas, mãe e filha que estavam em uma carro na avenida Vilarinho e uma jovem de 16 anos que caiu em um bueiro. Além disso, um homem de 28 anos continua desaparecido e um corpo foi encontrado na Ocupação Vitória, na região Norte da capital.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!