Kalil anuncia grupo emergencial para resolver problemas da avenida Vilarinho

Vilarinho foi palco de frequentes alagamentos em 2017, o que se repetiu em 2018 (Twitter/Reprodução)

Matéria atualizada às 19h59 com mais informações sobre Comitê Estratégico de Emergência e declaração de emergência na cidade das áreas afetadas pelas chuvas.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou nesta terça-feira (20), que será criado um grupo emergencial para resolver os problemas da avenida Vilarinho, em Venda Nova, onde três pessoas morreram na última semana, devido às intensas chuvas. Uma pessoa segue desaparecida. Um corpo foi encontrado nesta terça-feira, mas ainda não há confirmação se tem ligação com o desaparecimento de um homem na região da Vilarinho.

“Peço desculpas à população. Mas, vamos fazer intervenções emergentes na região. Em 30 dias, teremos um projeto e, até julho, as obras vão começar na região. É uma situação difícil que não se resolve com sirene, se resolve com máquina e obras”, comentou o prefeito.

A criação do Comitê Estratégico de Emergência – que terá como tarefas, segundo o decreto, promover estudos, apresentar propostas e projetos, bem como coordenar as medidas de emergência necessárias em razão das inundações, alagamentos e enxurradas na regional, com foco especial na avenida Vilarinho – será publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (21).

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicará também decreto declarando situação de emergência nas áreas afetadas pelos desastres decorrentes das chuvas registradas na capital.

Questionado sobre previsão de gastos e orçamento, o secretário Municipal de Fazenda, Fuad Jorge Loman Filho, respondeu: “Não há um limite de gastos. Faremos o que for necessário para resolver o problema e para que não tenhamos acontecimentos como este – se referindo à tragédia. Temos recursos e apoio de bancos para ajudar no projeto, se for necessário. A Vilarinho não tem solução pronta, precisa de um projeto e nós já estamos realizando estudos para resolver esse problema do passado”, comentou.

O comitê terá como presidente o secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, que já ocupou o cargo de secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas antes de assumir o cargo na PBH. Os outros integrantes serão os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e de Planejamento, André Reis, o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho e o procurador-geral do Município, Tomáz de Aquino Resende.

Com informações da PBH

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!