BH promove Casamentaço LGBTI-Q+ para unir mais de 50 casais; inscrições terminam hoje

Tânia Rêgo/Agência Brasil – A Central/Divulgação

Nenhum direito a menos é o lema dessa festa que vai celebrar a união de mais de 50 casais homossexuais em Belo Horizonte. O evento nomeado como Casamentaço! reunirá estes casais para uma grande festa que será realizada no dia 16 de dezembro, no espaço A Central e 104. O evento está sendo planejado e organizado de forma colaborativa por voluntárias, voluntários e empresas parceiras. As inscrições, para você ajudar ou para se juntar aos mais de 50 casais, é até hoje (26), à 0h.

A ideia do evento deu início quando os sócios-proprietários do restaurante e casa de eventos, A Central, começaram a receber diversos pedidos vindos de casais homossexuais, para a locação do estabelecimento para a realização de seus respectivos casamentos.

“Só que a agenda já estava fechada até o final do ano com outros eventos, e tivemos que falar não para diversos casais. Frente a isso e devido a situação de risco em que se encontra a comunidade LGBTI-Q+ diante do próximo governo, decidimos criar um ato político que dê visibilidade aos seus direitos. Vamos juntar os casais, a comunidade, a discussão e transformar isso em um grande ato político, e o mais importante: em uma festa em prol do amor e dos direitos conquistados”, diz ao BHAZ Filipe Costa, um dos voluntários do Casamentaço e sócio do estabelecimento A Central.

Divulgação

A festa já tem 55 casais inscritos e está se consolidando através de voluntários que se inscreveram pelo site, que hoje já somam mais de 350. São pessoas de todas as áreas: produtores, designers, fotógrafos, maquiadores… Eles vão se juntar em núcleos para transformar o evento no casamento dos sonhos de todos os casais participantes.

A cerimônia que conduzirá o casamento será inter-religiosa, contando com celebrantes que se inscreveram como voluntários das religiões católica, evangélica, umbanda, etc. O evento terá início às 17h com finalização à 1h. no espaço A Central e no 104.

Para o financiamento do Casamentaço, ocorre uma campanha de arrecadação no site, através do qual todos podem doar para ajudar nessa manifestação pelo amor até o dia 16 de dezembro. Além disso, empresas parceiras estão contribuindo com bebidas, produtos, produção, comida e toda estrutura necessária para a realização do casamento. Querida Jacinta, Cervejaria Viela, Xeque Matte, Melissa, Eisenbahn e MaxMilhas são alguns dos parceiros já confirmados.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Quer participar?

As inscrições para ser mais um dos casais que trocarão alianças nesta festa, ou ser voluntário, ocorrem até esta segunda-feira (16), à 0h. E você pode se inscrever através dos links:

Quero casar: Clique aqui

Quero fazer acontecer: Clique aqui

Serviço

Casamentaço LGBTI-Q+

Quando? 16 de dezembro (domingo), das 17h à 1h

Onde? A Central (Praça Rui Barbosa, 104, Centro – Belo Horizonte)

Quanto? Gratuito, se inscreva aqui

Mais informações? Acesse aqui

 

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!