Motorista da 99 estupra passageira durante viagem em BH e a obriga a abastecer carro

Vítima foi encontrada em posto de combustível na Grande BH (Reprodução/StreetView)

Uma garçonete de 42 anos registrou boletim de ocorrência contra um motorista de aplicativo de viagens para denunciar ter sido estuprada e ameaçada por ele. No registro policial, a mulher contou ter solicitado a corrida por meio da 99, no sábado (24), e que seguia do Centro de Belo Horizonte para Contagem, na região metropolitana, quando o crime ocorreu. Além de ameaçá-la e agredi-la, o autor ainda teria obrigado a vítima a abastecer o carro dele antes de fugir.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais foram chamados a um posto de combustível em Contagem e, chegando ao local, encontraram a mulher bastante abalada – ela chorava e tremia. Em conversa com os militares, ela relatou ter sido obrigada a abastecer o carro de um motorista da 99, gastando R$ 71, depois de ter sido estuprada e ameaçada por ele.

Segundo a denunciante, o condutor a pegou no Centro de Belo Horizonte e, no caminho para Contagem, onde trabalharia em uma festa, o homem começou a dizer que estava se sentindo “carente”. Em determinado momento, mesmo depois de se desvencilhar, a mulher teve uma das pernas tocada pelo motorista, que a ameaçava impedindo que deixasse o carro. O autor teria dito que abandonaria a vítima às margens da LMG-808, no caminho para Esmeraldas, e que voltaria para pegá-la se denunciasse o caso às autoridades, já que sabia o endereço dela.

Depois de rodar bastante – o que fez com que a mulher perdesse o dia de trabalho -, o motorista ainda obrigou a vítima a abastecer o veículo conduzido por ele. A mulher só pode deixar o carro depois de pagar a conta no posto de combustível em que foi encontrada pelos policiais. A vítima foi orientada a passar por atendimento médico, mas disse que iria a uma unidade de saúde com o marido.

Com os dados do motorista, militares localizaram o endereço onde a placa do carro está registrada e foram até Sabará, também na Grande BH. Lá, descobriram que o autor alugou o veículo com outro homem. O proprietário repassou informações sobre o condutor, mas ainda assim ele não foi encontrado. O caso foi registrado como estupro consumado e será investigado.

Procurada, a 99 informou que “o motorista foi bloqueado preventivamente enquanto a investigação é realizada”. “A empresa se solidariza com a vítima e lamenta profundamente esse e todo caso de violência. Em caso de necessidade, usuários podem entrar em contato com o canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança no 0800-888-8999, que oferece auxílio imediato”, diz, em nota (veja na íntegra abaixo).

Assédio x Estupro

Em termos legais, assédio e importunação sexual, assim como estupro, têm características diferentes. O primeiro (assédio) pressupõe a hierarquia e a submissão como componentes. Ou seja, a vítima geralmente está em situação de vulnerabilidade diante do autor. Uma secretária ser alvo de algum superior no trabalho, que queira vantagens sexuais, configura assédio sexual.

O segundo (importunação sexual), por sua vez, foi definida como a prática de ato libidinoso contra alguém sem seu consentimento “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Já o terceiro, o estupro, ocorre quando há violência ou ameaça.

Nota da 99 na íntegra:

“A 99 informa que recebeu de uma passageira a grave denúncia envolvendo um motorista da plataforma. De acordo com ela, o caso ocorreu no sábado, dia 24 de novembro, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O perfil do condutor foi bloqueado do aplicativo.

A 99 se solidariza com a vítima e está em contato com ela para prestar todo o apoio que for necessário. A empresa também se encontra aberta a colaborar com a polícia.

A 99 repudia esse e quaisquer outras ocorrências de violência e está trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para colaborar com a segurança dos usuários. Entre as funcionalidades desenvolvidas para auxiliar vítimas de casos como esse está o canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança no 0800-888-8999, que oferece auxílio imediato.”

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!