‘Chá-revelação’ provoca incêndio florestal e pai de bebê amarga prejuízo de quase R$ 32 milhões

Divulgação/U.S Forest Service

O Serviço Florestal dos Estados Unidos divulgou nesta semana imagens de um incêndio que atingiu parte de uma floresta no Arizona, no ano passado. Até aí, a ocorrência poderia ser apenas mais uma de queimadas naquele país. No entanto, surpreende o motivo pelo qual a área foi devastada pelas chamas: um chá revelação, evento realizado para descobrir o sexo de bebês, saiu do controle e provocou o fogo. O pai foi condenado a pagar uma multa milionária.

De acordo com o órgão, o incêndio ocorreu em abril do ano passado, mas as imagens só foram liberadas nessa terça-feira (27). Dennis Dickey, o pai da criança “presenteada” com o chá-revelação, foi processado e condenado, já que o fogo destruiu quase 20 mil hectares da floresta. Mas como isso ocorreu? Ele disparou um tiro contra um alvo que tinha as palavras “menino” e “menina” e houve uma explosão de confete azul, que se converteu em chamas.

As autoridades locais acreditam que uma substância altamente inflamável tenha sido usada pela norte-americano junto aos confetes, que indicaram que o bebê esperado era um menino. Ao todo, os bombeiros levaram uma semana para controlar o incêndio. E o homem acabou processado. Em setembro, Dickey foi condenado a pagar uma multa de 8,2 milhões de dólares – o equivalente a quase R$ 32 milhões. Ele também foi condenado a cinco anos em liberdade condicional e concordou em aparecer em propagandas que façam alertas contra queimadas.

Os pagamentos da multa foram divididos em cotas mensais até que o montante seja completado. Ele argumentou, junto ao juiz do caso, que tudo foi um “completo acidente” e que chamou os bombeiros logo que percebeu o fogo. Apesar disso, não escapou das condenações.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!