Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Com a mesma mecânica do Etios, Yaris Hatch também tem amplo espaço interno

[Acelera Aí] Com a mesma mecânica do Etios, Yaris Hatch também tem amplo espaço interno

Design mais elaborado, bom nível de acabamento, amplo espaço interno e um pacote de itens de série bem completo. Esses são os principais atrativos do Toyota Yaris Hatch na versão topo de linha, a XLS, que é equipada com a já conhecida dupla motor 1.5 Flex e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), presente no modelo Etios.

 

Teste Yaris Hatch 1

Não chega a ser um conjunto de estilo que se destaca na multidão de carros, mas as linhas do Etios Hatch são bem equilibradas e elaboradas. Na frente, destacam-se a parte de baixo do para-choque na cor preta, incluindo a tomada de ar; o capô mais inclinado, os faróis bem afilados e unidos por uma fina grade e pelo símbolo da marca (que fica bem no “nariz” do carro) e os faróis de neblina posicionados bem nas laterais.

Teste Yaris Hatch 3

Esportividade e sobriedade

De perfil, as colunas “B” e “C” na cor preta e o desenho das rodas de liga leve dão um ar mais esportivo, enquanto as maçanetas cromadas e os repetidores de seta nos retrovisores dão um toque mais sóbrio ao hatch. Na traseira, a moldura preta do vidro traseira (na verdade, uma extensão da coluna “C”) se harmoniza bem com as lanternas horizontalizadas e o defletor de ar no teto.

Teste Yaris Hatch 10

Por dentro, o Yaris também mistura esportividade (ressaltada pela predominância da cor preta, presente até no teto e nas colunas) com sobriedade (contrastada pelos detalhes imitando metal no volante, painel e console). O nível de acabamento é bom, deixando um aspecto que agrada. O volante tem boa pega e os bancos, parcialmente revestidos em couro, apoiam bem o corpo.

Teste Yaris Hatch 4

Câmera de ré

O hacth possibilita uma boa visão do trânsito de uma forma geral, mas a visibilidade traseira poderia ser melhor se os apoios de cabeça laterais fossem pudessem ser embutidos no encosto (como o central é). Por outro lado, a câmera de ré e os sensores de estacionamento traseiro ajudam bem nas manobras.

Teste Yaris Hatch 9

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos, com destaque para o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, ajudado pela ausência do túnel central. A capacidade (de 300 litros) do porta-malas é compatível com o porte do Yaris Hatch. O pacote de segurança é bem completo, incluindo sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), e o de conforto também, somando uma central multimídia bem completa e com tela de sete polegadas e sensível ao toque.

Teste Yaris Hatch 8

Motor e câmbio do Etios

O motor é praticamente o mesmo 1.5 que equipa o Etios, mas, com pequena melhorias (novo sistema de exaustão e recalibração), a potência gerada por ele quando alimentado por somente etanol subiu de 107 para 110cv. Na prática, as acelerações e retomadas de velocidade não chegam a empolgar, mas são razoáveis para um hatch desse porte, assim como o consumo. Na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 13,6km/l.

Teste Yaris Hatch 7

O câmbio CVT, com sete marchas simuladas, combina bem com o motor e funciona de forma suave e com foco na economia de combustível. A suspensão privilegia o conforto e, por isso, exige um pouco de atenção nas curvas mais fechadas e de piso irregular. A direção tem boa calibragem para as manobras, mas poderia ter mais “peso” em velocidades mais altas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Teste Yaris Hatch 6

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, flex, 1.496cm³, que gera potências de 105cv (gasolina) e 110cv (etanol) a 5.600rpm e torques de 14,3kgfm (gasolina) e 14,9kgfm (etanol) a 4.000rpm

Câmbio – Tração dianteira, câmbio do tipo CVT (continuamente variável)

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com eixo de torção

Direção – Assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,14m; largura, 1,73m; altura, 1.49m; e entre-eixos, 2,55m

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Porta-malas – 310 litros

Tanque – 45 litros

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Peso – 1.150 quilos

Teste Yaris Hatch 5

Equipamentos – Volante multifuncional, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado automático e digital, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, controle automático de velocidade, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS, rodas de liga de 15 polegadas, bancos em couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete, computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT, teto solar, sensor de chuva, lanternas em LED e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista).

Preço – R$ 80.540,00

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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