Apitos contra assédio no transporte coletivo de BH serão distribuídos na Praça Sete

Adão de Souza/Breno Pataro/PBH

Apitos e cartilhas para orientar as mulheres a agir ao sofrer importunação sexual nos coletivos serão entregues à população na tarde desta sexta-feira (7). Agentes femininas da Guarda Municipal de Belo Horizonte e da BHTrans estarão na Praça Sete, no Centro da capital, distribuindo o material entre o meio-dia e às 13h.

Na ação estarão os membros da equipe Operação Natal Seguro e do Grupo contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público. A Banda de Música da Guarda Municipal apresentará na praça.

Folhetos com dicas de prevenção sobre furtos e roubos também serão distribuídos pela Guarda Municipal. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que intervenções educativas devem ocorrer ao longo de dezembro em outras praças e espaços públicos de BH.

Importunação sexual é crime

O crime de importunação sexual é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Com PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!