Idoso de 91 anos emociona ao receber certificado de alfabetização

Renan Liu/Prefeitura de Campos

Geraldo Nascimento Ribeiro tem 91 anos, mora em um asilo em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, e concluiu os estudos na última quarta-feira (5). A alegria do idoso ao receber o certificado do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) emocionou os que estavam presentes na cerimônia.

“Foi muito emocionante, ser homenageado é sempre bom. Há muitos anos eu não tinha contato com o estudo”, disse ao G1. O ex-agricultor contou que sempre gostou de se comunicar, fato que o faz estar atento ao que é transmitido pelo rádio e televisão.

A conclusão dos estudos possibilitará que Geraldo leia mais jornal: “Agora vou ler mais jornal, gosto de jornal”, disse.

O programa de alfabetização foi a maneira encontrada para retomar os estudos, iniciado quando criança, mas que precisou interromper devido o trabalho. Para o idoso, os conhecimentos adquiridos serão importantes para as atividades que desenvolve no cotidiano.

No asilo onde mora há dois anos, Geraldo é um dos mais comunicativos e sempre está disposto a participar de oficinas realizadas pela coordenação do local.

Geraldo recebendo o certificado do PBA (Renan Liu/Prefeitura de Campos)

Programa Brasil Alfabetizado

Criado em 2003 pelo Ministério da Educação, o PBA é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é considerado como uma porta de de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo.

Com G1 e MEC

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!