Conheça os novos secretários do Governo Zema: Saúde, Impacto Social e Ouvidoria Geral

Elizabeth Jucá, Wagner Eduardo Ferreira e Simone Deoud Siqueira (Divulgação/Equipe de Transição)

A pouco mais de 20 dias para assumir o Governo de Minas, Romeu Zema (Novo) começa a encorpar o time de secretários. O governador eleito anunciou outros três integrantes, que se juntam a dois definidos anteriormente. As novidades são para as pastas da Saúde, de Impacto Social e Ouvidoria Geral do Estado.

O escolhido para ocupar o cargo na Saúde é o médico Wagner Eduardo Ferreira, que é o atual presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), entidade que mantém o Hospital Universitário Ciências Médicas e da Faculdade de Ciências Medicas (FCM-MG). Nascido na capital mineira, o futuro secretário é formado pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e biólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Wagner Ferreira tem especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de BH e mestrado em Infectologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor assistente de Clínica Médica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais desde 1993 e foi consultor da Organização Mundial da Saúde para a América Latina de DST/AIDS, vice-presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), além de ter sido presidente do MG Transplantes.

Também participou do grupo que fundou e criou o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Estado de Minas Gerais. Trabalhou por 17 anos no Hospital João XXIII e já publicou vários trabalhos científicos.

Impacto Social

A pasta que reunirá as atuais secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social será ocupada pela economista Elizabeth Jucá. Radicada em Juiz de Fora, na Zona da Mata, desde 1 ano de idade, Beth Jucá, como é chamada, é servidora pública efetiva do município mineiro, tendo já ocupado os cargos de Controladora Geral do Município e secretária de Planejamento e Gestão e de Saúde.

É master em Liderança e Gestão Pública, especialista em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também se graduou em Ciências Econômicas. Concursada como técnica de Nível Superior III, também é professora da Faculdade Vianna Júnior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente com os temas: planejamento, financiamento em saúde, orçamento público, patrimônio cultural, regionalização e controle interno.

Ouvidoria Geral do Estado

Nascida em Barbacena, também na Zona da Mata, Simone Deoud Siqueira será responsável pela Ouvidoria Geral do Estado. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1986, a advogada tem mais de 30 anos de experiência em Direito Civil, Empresarial, contratos e obrigações, e societário. Atuou como profissional liberal e em empresas nos ramos de engenharia e infraestrutura. Atualmente é consultora jurídica.

Secretariado

No dia 22 de novembro, o governador eleito Romeu Zema já havia confirmado as escolhas do contador Gustavo Barbosa para a Secretaria de Fazenda e do engenheiro Otto Alexandre Levy Reis para a pasta de Planejamento e Gestão.

“Seguimos trabalhando para montar uma equipe competente e totalmente comprometida com a retomada do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou, por nota, Zema. A expectativa é que mais nomes sejam anunciados nos próximos dias.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!