Anvisa proíbe tônico capilar criado pela UFMG e manda produto ser recolhido

Reprodução/MercadoLivre/TVBrasil

A Anvisa confirmou nessa segunda-feira (10) ter suspendido a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e o uso do produto Sanctio Tônico Capilar da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda e criado pela UFMG. Publicada na última sexta-feira (7), a medida ainda determina que a empresa realize o recolhimento do estoque existente no mercado.

De acordo com a Anvisa, a suspensão foi motivada pela comprovação da fabricação e do comércio do produto cosmético em desacordo com o que está no registro da Anvisa. Após a análise, em testes de eficácia, a Agência constatou que o produto não estimula o crescimento dos fios capilares, o que contradiz a frase encontrada em sua rotulagem: “ESTIMULA O CRESCIMENTO CAPILAR”.

Publicação

A Anvisa orienta os consumidores que fazem uso dos produtos citados a entrarem imediatamente em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas mencionadas, para instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos.

A medida, determinada pela Resolução-RE 3.331, de 6 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (7), possui caráter definitivo e validade em todo o território nacional, a partir da data da sua publicação. Veja a nota da Yeva a respeito do assunto abaixo!

O que diz a Yeva

A YEVA COSMÉTIQUES vem a público para manifestar e esclarecer a publicação da Resolução – RE N° 3.331 de 06/12/2018 ANVISA, que determina que a suspensão da distribuição, divulgação, comercialização e uso dos lotes do produto  SANCTIO TONICO CAPILAR – YEVA COSMETIQUES, APENAS AQUELES LOTES QUE EM SUA EMBALAGEM EXTERNA CONSTE A INFORMAÇÃO: “ESTIMULA O CRESCIMENTO DOS FIOS “.

Cabe ressaltar que nenhuma questão quanto à qualidade, a segurança e a eficácia da fabricação e uso do SANCTIO foi questionada pela ANVISA.

Trata-se, APENAS, de questionamento quanto à informação colocada na rotulagem do produto. 

O SANCTIO possui registro na ANVISA e para isso apresentou documentação comprobatória de eficácia e segurança, por meio de estudos científicos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O produto é formulado com emprego de bioativo e nanotecnologia inovadores e fabricado pela Empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, devidamente autorizada e licenciada pela ANVISA para essa atividade.  

O estudo clínico foi realizado no produto e é fruto de pesquisa com voluntários que utilizaram o SANCTIO e comprovaram que houve prevenção e redução da queda, manutenção dos fios na fase anágena, enquanto aqueles que receberam o placebo apresentaram queda contínua dos fios.  Demonstrou também aumento da densidade dos fios na população masculina. Um produto sem equiparação no mercado nacional e internacional. 

O detentor do registro e fabricante Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, INFORMA QUE OS LOTES COMERCIALIZADOS COM A INFORMAÇÃO DESTACADA PELA ANVISA, JÁ FORAM RECOLHIDOS E O PRODUTO COMERCIALIZADO NO MOMENTO ESTÁ COM SUA ROTULAGEM DE ACORDO COM A ANVISA.

Com Anvisa

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!