Tradicional presépio montado no Parque Municipal encanta visitantes

(Suziane Fonseca/FPMZB)

Em época de Natal, o que não pode faltar são os tradicionais e encantadores presépios! Com muita criatividade e disposição, Joana Aparecida Teixeira, funcionária do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, transforma folhas de palmeiras, de bananeiras, sementes, flores e frutos secos e outros materiais em peças e artefatos que compõem o tradicional presépio, uma das belas atrações da cidade nesta época do ano. A obra poderá ser visitada gratuitamente nos dias de funcionamento normal do parque, até 6 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 6h às 18h.

Inspirada em itens do próprio parque, como folhas e frutos secos, Joana Teixeira dá vida à montagem  (Suziane Fonseca/FPMZB)

Após 12 anos, a ajudante de serviços operacionais do parque continua deixando a marca de seu trabalho inscrita na história da cidade. Mesmo ainda em processo de montagem, o presépio costuma atrair a atenção dos passantes que ficam diante da grade do espaço para admirar o zelo de Joana e de outros funcionários da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica no momento de arrumar “o palco” para a cena natalina.

Na última quinta-feira (6), foi o dia de transportar as figuras de Maria, José, Menino Jesus, Pastor, Anjo, Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Belchior) e animais de uma sala administração para o local de exposição. Aos poucos, tudo foi tomando seu devido lugar. E a cena principal, do menino sagrado nascido em uma manjedoura, foi ganhando o olhar atento e a bênção do público.

Personagens sendo transportados para o local da montagem do presépio                                                 (Suziane Fonseca/FPMZB)

Novidades

Mesmo que a estrutura das figuras seja a mesma, a cada ano os personagens bíblicos ganham nova vida com roupas especiais e também com toques artísticos que variam conforme a criatividade de sua idealizadora. Normalmente, a temática do presépio segue o tema oficial da Campanha da Fraternidade, que em 2018 é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”.

Adaptando o lema, Joana trouxe para sua criação o mote “Somos todos irmãos em Cristo”, relacionando essa mensagem bíblica à necessidade de uma sociedade mais fraterna, igualitária e com menos violência. Para destacar um tema tão atual e complexo, a artista resolveu representar a mãe de Deus com a pele negra.

                                                                                    Suziane Fonseca/FPMZB

Além da representação da cor de pele de Maria e da troca das cores das vestes, o presépio ganhou uma manjedoura feita com um galho da árvore canela-sassafrás.

                                                                                                                                                                           Suziane Fonseca/FPMZB

Serviço

Presépio Parque Municipal de Belo Horizonte

Quando? Até 6 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 6h às 18h

Onde? Parque Municipal (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro – Belo Horizonte)

Quanto? Gratuito

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!