Programa Mais Médicos tem novo edital; estrangeiros e brasileiros formados no exterior podem participar

Governo Federal/Divulgação

O Ministério da Saúde liberou mais um edital do Programa Mais Médicos disponibilizado no Diário Oficial da União na segunda-feira (10). Segundo o documento médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior poderão se inscrever.

+ Mais Médicos: Menos da metade dos profissionais se apresentam e vagas são abertas para estrangeiros

Médicos estrangeiros devem ter conhecimentos em língua portuguesa e habilitação para o exercício da medicina no exterior. Além disso, de acordo com o edital, o país de origem do profissional deve apresentar relação estatística médico/habitante com índice igual ou superior a 1,8/1000, conforme Estatística Mundial de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados serão verificados pelo Ministério da Saúde.

Além disso, podem concorrer médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior; e profissionais formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país.

Os interessados deverão apresentar os documentos solicitados de acordo com o edital, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino em que obteve formação. A remuneração dos selecionados será de R$ 11.865,60, sendo R$ 621,04 destinados à aposentadoria. Para mais informações, acesse o novo edital do Programa Mais Médicos neste link.

Cronograma

Ainda segundo o edital, os documentos para validar a inscrição dos profissionais devem ser submetidos pelos formados no exterior até sexta-feira (14). O dia 14 é também o último dia para que os profissionais com registro no Brasil, inscritos no primeiro edital, se apresentem nos municípios em que se inscreveram.

No dia 17, haverá um novo levantamento das vagas disponíveis; nos dias 18 e 19, médicos com registro no Brasil terão nova oportunidade para se inscrever e selecionar um dos municípios disponíveis; dos dias 20 a 22, profissionais brasileiros formados no exterior que tenham a inscrição aprovada, poderão escolher entre os municípios restantes.

E por fim, de 26 a 28 de dezembro, estrangeiros formados em outros países e sem registro no Brasil, que tenham a inscrição validada, poderão escolher as oportunidades remanescentes.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até esta sexta-feira (14). As solicitações devem ser efetuadas junto ao site do Programa Mais Médicos.

No ato de inscrição os profissionais poderão escolher o município em que vão atuar, levando em consideração a disponibilidade de vagas. Os locais foram classificados em oito perfis, conforme a situação de vulnerabilidadede.

Marcella Oliveira

Publicitária e redatora do portal BHaz.

[email protected]

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!