Nely Aquino é eleita presidente da Câmara de BH; vereadora teve apoio de Kalil

Parlamentar foi eleita em 1º turno (Bernardo Dias/ CMBH)

A vereadora Nely Aquino (PRTB) é a nova presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (12) e a chapa vencedora teve apoio do prefeito Alexandre Kalil (PHS). Em 1º de janeiro, ela assumirá a Casa onde ficará à frente no próximo biênio (2019-2020).

Com 24 votos, a parlamentar, que está em seu primeiro mandato, será a segunda mulher a assumir a presidência da CMBH. Luzia Ferreira foi a primeira a dirigir a Casa, em 2009-2010.

Na disputa, Nely Aquino derrotou outras três chapas: Orlei (Avante), com nove votos; Cida Falabella (PSOL), que obteve cinco votos; e Gabriel Azevedo (PHS), com três.

Antes da votação, Nely destacou que sua candidatura foi definida na manhã de hoje, após uma reunião entre o grupo de vereadores da base do prefeito Kalil. “Quero deixar bem claro que nós queremos uma Câmara coesa. Foram lançados diversos nomes e, em momento algum, lancei o meu. Porém, dentro de um consenso do próprio grupo, tivemos uma votação nesta manhã onde disputamos eu e Juliano [Lopes] para a possibilidade da candidatura. Fui escolhida pelo grupo para ser a representante da base”, afirmou.

Apesar de estar em sua primeira legislatura, a parlamentar do PRTB acredita que não pode mais ser considerada “novata”. “Não existe novato mais nesta Casa. Desenvolvi trabalho sério, com lucidez e transparência, honrei meu presidente Henrique Braga”, destacou ela, lembrando os serviços desempenhados como secretária-geral.

A chapa encabeçada por Nely elegeu como 1º e 2º vice-presidentes os vereadores Preto (DEM) e Jair Di Gregório (PP); secretário-geral Carlos Henrique (PMN), e 1º e 2º secretários Catatau (PHS) e Marilda Portela (PRB).

Nely ao lado dos parlamentares que votaram em sua chapa (Ernandes/CMBH)

Mágoa com Kalil

Apesar de ser da base governista, o vereador Orlei manteve sua candidatura e destacou estar magoado com o prefeito Alexandre Kalil. “Quero abrir o coração e falar para o prefeito de BH. Continuo respeitando o senhor e admirando seu trabalho, mas estou magoado”.

Para o vereador, Kalil poderia ter falado com que ele que desejava que o nome de Nely fosse o escolhido. “Há 15 dias, pedi para que me recebesse com meus colegas e ele não recebeu. Perder ou ganhar faz parte da vida”, ponderou.

O que faz a Mesa Diretora?

Compete aos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, entre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidente o substituem em caso de ausência, bem como exercem atribuições oficialmente delegadas por ele. Já o secretário-geral controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. Seus dois vices são responsáveis por substituí-lo quando necessário, além de exercerem as funções delegadas pelo titular.

Votação

Confira como os 41 vereadores votaram:

Nely Aquino

Álvaro Damião

Autair Gomes

Bim da Ambulância

Carlos Henrique

Catatau

Dimas da Ambulância

Edmar Branco

Elvis Côrtes

Fernando Luiz

Flávio dos Santos

Hélio da Farmácia

Henrique Braga

Irlan Melo

Jair di Gregório

Jorge Santos

Juliano Lopes

Léo Burguês

Marilda Portela

Nely Aquino

Osvaldo Lopes

Pedrão do Depósito

Preto

Rafael Martins

Wesley Autoescola

Orlei

Cláudio Duarte

Dr. Nilton

Eduardo da Ambulância

Fernando Borja

Juninho Los Hermanos

Orlei

Pedro Bueno

Reinaldo Gomes

Wendell Mesquita

Cida Falabella

Arnaldo Godoy

Bella Gonçalves

Cida Falabella

Gilson Reis

Pedro Patrus

Gabriel Azevedo

Doorgal Andrada

Dr. Bernardo Ramos

Gabriel Azevedo

Com informações da CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!