Rótulo de tônico capilar da UFMG é readequado para atender exigência da Anvisa

UFMG/Reprodução

Para atender a uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o rótulo de um tônico capilar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi alterado. A Anvisa havia suspendido, na segunda-feira (10), a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e o uso de dois lotes do produto Sanctio Tônico Capilar da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda e criado pela universidade.

A suspensão havia sido feito por causa de um trecho no rótulo dos dois primeiros lotes do produto, que começou a ser comercializado em julho, em que dizia que o produto “estimula o crescimento dos fios”.

De acordo com a Anvisa, a suspensão foi motivada pela comprovação da fabricação e do comércio do produto cosmético em desacordo com o que está no registro da Anvisa. Após a análise, em testes de eficácia, a agência constatou que o produto não estimula o crescimento dos fios capilares, o que contradiz a frase encontrada em sua rotulagem.

Para se adequar, um novo lote começou a ser distribuído sem a expressão vetada pela agência. A eficácia do tratamento antiqueda não foi questionada. O novo lote do cosmecêutico Sanctio – que contém substâncias bioativas para tratamento de queda capilar – está sendo distribuído com alteração no rótulo, para atender a determinação da Anvisa.

Professor responsável explica

Um dos desenvolvedores da formulação, o professor Robson Santos, do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, afirma que embora a Anvisa argumente que o teste de eficácia apresentado pela Yeva não comprovou que o produto estimula o crescimento dos fios capilares, os estudos que deram base ao pedido de patente do produto nos Estados Unidos comprovam essa ação.

“Há pesquisas realizadas por nosso grupo – incluídas na patente licenciada para a Yeva – e de norte-americanos que demonstram a ação do princípio ativo no crescimento de fios. Mas, para atender às determinações da Anvisa, mantivemos apenas as informações de que o tônico reduz a queda de cabelo”, explica o professor. Segundo ele, o tônico Sanctio tem como diferencial o uso de nanotecnologia que possibilita o carreamento do principio ativo na derme e sua deposição no bulbo capilar.

Diferentemente dos outros tratamentos antiqueda, o produto utiliza componentes existentes no organismo humano, o que garante sua aceitação pelo corpo. “Sua forma de ação reúne três propriedades: aumenta a circulação sanguínea local e, com isso, o aporte de nutrientes no bulbo capilar, impede a morte das células responsáveis pelo crescimento do fio e apresenta ação antioxidante, o que retarda a queda e melhora a qualidade dos fios”, explica Robson Santos.

Com informações da UFMG

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!