Kalil: ‘Caixa-preta’ da BHTrans, enfim, será revelada e reajuste para 2019 não está descartado

Vetos poderão ser mantidos ou derrubados pelos vereadores (Amira Hissa/PBH + Yuran Khan/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), informou que a caixa-preta da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da cidade, está aberta e que os resultados da auditoria serão apresentados na próxima semana para a população da capital. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (13) durante visita ao novo Centro de Saúde Cafezal, na Serra, região Centro-Sul da capital mineira.

“A caixa-preta está aberta. Hoje tenho reunião, segunda outra e quarta ou quinta apresento. A caixa-preta estará no colo”, disse. Kalil contou que uma empresa “muito séria” foi a responsável por analisar os contratos da BHTrans com as empresas de ônibus. “Vou tomar conhecimento destes números hoje. Mais de 40 mil documentos foram analisados. Eu não tenho medo de número, documentos e demagogo”, disse.

A abertura da caixa-preta foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito de BH durante a campanha eleitoral de 2016. Sem esse procedimento, Kalil afirmou que as tarifas do transporte coletivo não teriam aumento. Com a abertura, o prefeito foi indagado se o aumento acontecerá. “A caixa-preta está aberta, se tiver reajuste, terá reajuste, se não tiver reajuste, não terá reajuste”.

Ainda sobre transporte coletivo, o prefeito respondeu sobre a ausência dos cobradores fora do horário permitido por lei. “A multa ‘tá’ comendo. Essa é uma questão que tem que trazer pra mesa. São empresários que querem lucro”, concluiu.

De janeiro a outubro deste ano já foram realizadas 7.973 autuações às concessionárias por descumprimento da legislação. A multa para essa infração é de R$ 665,68.

Em Belo Horizonte a Lei 10.526/2012 determina que os veículos destinados aos serviços de transporte público coletivo e convencional devem operar com agente de bordo. No entanto há alguns que não precisam do profissional. São eles:

  • Veículos do Bus Rapid Transit (BRT);
  • Em horário noturno, das 20h30m às 5h59m;
  • Aos domingos e feriados;
  • E nos veículos dos serviços especiais caracterizados como executivos, turísticos ou miniônibus.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!