‘Me enganei’: Xuxa comenta denúncias de abuso sexual contra João de Deus

Instagram/Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel comentou pela primeira vez as denúncias de crimes de abuso sexual contra o médium João de Deus, que vieram à tona na última semana. Ela usou sua conta no Instagram para pedir desculpas e se disse enganada quanto ao médium.

“Conheci ele para fazer uma gravação que não foi ao ar na Rede Globo. Tive um carinho muito especial por ele, gostei daquela pessoa que conheci, mas infelizmente eu me enganei feio e estou aqui para pedir desculpas para vocês. Eu já divulguei documentários dele, falei que era uma pessoa legal e me sinto na obrigação de dizer que estou envergonhada com tudo isso”, disse a apresentadora.

No vídeo, ela ainda presta apoio às vítimas e incentiva que as mulheres denunciem casos contra João de Deus. “Queria que vocês entendessem que as pessoas que estão denunciando não falaram no passado por medo, por vergonha ou porque estavam querendo esquecer. Quero dizer para vocês, mulheres que passaram por isso, que eu estou com vocês e sinto muito. Se tiver mais vítimas, denunciem. Pois, pessoas como esta e outras têm que pagar por isso”, afirmou Xuxa.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Denúncias

As denúncias contra o médium goiano João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, vieram à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, levou ao ar relatos de mulheres que afirmam ter sido vítimas do médium.

João de Deus faz atendimentos espirituais em Abadiânia, no interior de Goiás, há mais de 40 anos e mantém uma propriedade no local, chamada Casa Dom Inácio de Loyola, onde recebe caravanas de pessoas em busca de cura.

Elas disseram que João de Deus as levou para cômodos isolados do centro espírita, onde as molestou sexualmente. Algumas mulheres afirmaram que o médium chegou a mostrar o pênis, forçando-as a tocá-lo, dizendo que era para curá-las. Desde então, mais mulheres buscaram outros veículos jornalísticos para novas denúncias contra o médium. Entre elas, algumas que moram no exterior.

Suicídio

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, umas das vítimas do médium teria se desesperado ao vê-lo voltar para o trabalho na quarta-feira (12), e tirado a própria vida.

De acordo com a publicação, a ativista social Sabrina Bittencourt contou que a família da vítima nunca acreditou nas denúncias feitas por ela e que todos eles são seguidores de João de Deus. Sabrina ainda explicou que foi orientada pelo advogado dela a não repassar detalhes sobre a morte da mulher. A ativista, segundo a Folha de S. Paulo, ficou bastante abalada com o suicídio e tem sido medicada desde que soube do caso. Ela foi a primeira a receber denúncias contra o médium.

Crescem denúncias de mineiras

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) já ouviu 11 mulheres que relataram ter sido abusadas pelo médium João de Deus. Até quarta-feira (12), o número de possíveis vítima era de sete mulheres, entretanto, de ontem para hoje, o número subiu para 11.

As possíveis vítimas de João de Deus procuraram o órgão por meio do canal de comunicação criado pelo MPMG para receber as denúncias. Todas foram realizadas por meio do telefone: (31) 3330-8394.

Segundo o Ministério Público, as denúncias estão sendo acolhidas, analisadas e as vítimas, quando desejam, estão sendo ouvidas pelo órgão. O canal ficará disponível e todo o teor será encaminhado para o Ministério Público de Goiás, que conduz a investigação em nível nacional.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!