Lixômetro recolhe 21 toneladas de lixo, em quatro dias, na Praça Sete

(Yuran Khan/Bhaz + Divulgação/PBH)

Desde que foi instalado na, na Praça Sete, no coração da capital, na última segunda-feira (10), o Lixômetro acumulou 21 toneladas até essa quinta-feira (13). O número mostra que os belo-horizontinos que transitam pela região da praça ficaram mais ‘porcalhões’. Isso porque o resultado é 110% maior que o registrado em 2017, quando o sistema recolheu 10 toneladas, em três dias de ação.

Neste ano, de 10 a 13 de dezembro, todo o lixo retirado dos quatro quarteirões ao redor da Praça Sete foram acondicionados em recipientes transparentes.

A ação é promovida pela PBH, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana. O Lixômetro tem como objetivo alertar a população sobre o grande volume de lixo enviado anualmente aos aterros sanitários, os riscos de alagamentos e doenças, quando os resíduos são descartados indevidamente nas vias públicas, e também chamar a atenção para o visual negativo que a sujeira provoca.

Técnicos de Mobilização Social da Superintendência de Limpeza Urbana dialogaram com os cidadãos em uma tenda montada no local, onde orientaram os pedestres sobre o descarte correto do lixo e a importância desse cuidado para o meio ambiente e a vida das pessoas.

“É fundamental que a população continue colaborando com a limpeza da cidade, não jogando lixo nos espaços públicos e jamais expondo os resíduos fora do dia e horário de coleta”, afirma a PBH.

Dados da limpeza urbana

Em Belo Horizonte, por dia, os garis da SLU recolhem cerca de 2.800 toneladas de resíduos ou 400 caminhões repletos de lixo. Confira:

– 500 toneladas de entulho e terra, por dia (71 caminhões cheios);
– 1.900 toneladas de resíduos domiciliares, por dia (271 caminhões cheios);
– 230 toneladas de resíduos de deposição clandestina, por dia (32 caminhões cheios);
– 50 toneladas de resíduos de varrição, por dia (7 caminhões cheios);
– 120 toneladas em coletas de limpezas diversas, por dia (17 caminhões cheios).

Com PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!