[Acelera Aí] Saiba como a Toro Freedom com motor a diesel e tração 4×4 se saiu em nossa avaliação

Andamos na versão intermediária da linha Toro, a Freedom, mas na opção que é equipada com o melhor conjunto motor/transmissão da linha Toro, que é o motor 2.0 a diesel de 170cv, o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 com distribuição automática de torque entre os eixos. Destaque também para a boa capacidade de carga e o bom acerto da suspensão.

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Lançada em 2016 como uma mistura de picape com utilitário-esportivo, a Toro é um sucesso no mercado brasileiro. Entre os pontos mais elogiados estão o design, as dimensões, que estão acima das picapes compactas mas sem os exageros das picapes maiores, pouco práticas para o uso no trânsito urbano; e o bom acerto de suspensão, que consegue equilibrar conforto, estabilidade e capacidade de carga (que é de 1.000 quilos na versão avaliada).

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Motor 2.0 a diesel

Se a Freedom equipada com motor 1.8 apresenta um desempenho pouco compatível com uma picape com um desenho voltado para a esportividade, além do consumo um pouco elevado, a opção que avaliamos com motor 2.0 a diesel muda completamente esse cenário. As acelerações e as retomadas de velocidade são mais prazerosas e seguras, proporcionadas pelo bom torque disponível já em baixas rotações.

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O consumo é bem razoável para uma picape do porte da Toro, que pesa mais de 1.870 quilos; e equipada com um motor a diesel. Com ar ligado, somente o motorista e mantendo um bom ritmo de viagem (sem deixar cair a velocidade média), o computador de bordo registrou médias em torno de 14km/l.

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Câmbio de nove marchas

Por ter mais marchas, o câmbio automático de nove velocidades trabalha mais suave, com trocas quase imperceptíveis. Por outro lado, ao optar pelas trocas manuais, por meio de alavancas junto ao volante, resposta das mudanças é um pouco lenta. Graças principalmente ao conjunto traseiro multilink, a suspensão continua sendo um dos destaques da Toro, proporcionando um conforto bem melhor que as picapes maiores, com uma boa capacidade de carga, sem sacrifício da estabilidade.

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Por dentro, o acabamento tem um bom nível e espaço acomoda com certo conforto quatro adultos. A posição de dirigir é boa e, para resolver o problema da pouca visibilidade traseira (a Toro é muito alta na extremidade da caçamba), o motorista conta com câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e retrovisores externos de bom tamanho.

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A Toro na versão Freedom tem uma lista bem ampla de equipamentos de conforto, com destaque para o ar-condicionado de duas zonas e o controle automático de velocidade. A central multimídia Uconnect é bem completa, mas a tela (de cinco polegadas) poderia ser maior para proporcionar uma melhor visualização. A lista de segurança também é bem completa, mas deixa de fora os airbags laterais, de cortina e do joelho para o motorista, que são oferecidos como opcionais.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbo, intercooler, a diesel, que gera 170cv de potência (a 3.750rpm) e 35,7kgfm de torque (a 1.750rpm)

Câmbio – Tração 4×4 automática e câmbio automático de nove velocidades

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multilink

Direção – Com assistência elétrica

Dimensões – Comprimento, 4,19m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; e entre-eixos, 2,99m

Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira, com ABS

Rodas e pneus – De liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/65 R17

Caçamba – 820 litros

Carga útil – 1.000 quilos

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.871 quilos

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Equipamentos de série – Seis alto-falantes, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alarme, ar-condicionado de duas zonas automático digital, capota marítima, computador de bordo, câmera de ré, direção elétrica, faróis de neblina com função Cornering, assistente de partida em subida, sistema de controle de descida, iluminação de caçamba, sistema My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), controle automático de velocidade, protetor de cárter, protetor de caçamba, rodas de liga de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Uconnect Touch Nav (com tela de cinco polegadas, navegação, comandos de voz e Bluetooth) e volante multifuncional.

Opcionais – Airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista; e bancos revestidos parcialmente em couro.

Preço – R$ 133.990. Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), R$ 142.870.

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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