Metrô de BH entra em greve à meia-noite por tempo indeterminado; confira funcionamento

Os metroviários confirmaram que entrarão em greve a partir da meia-noite desta quarta-feira (19). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários (Sindimetro-MG). A greve será por tempo indeterminado e o funcionamento dos trens será em escala mínima e com paralisações durante o dia entre às 10h e 16h.

Fica assim:

De segunda a sexta-feira: Funcionamento normal das 5h15 às 10h; uma pausa das 10h às 16h; às 16h o metrô volta e funciona até às 22h.

No fim de semana: No sábado, os trens rodam das 5h15 às 14h; no domingo e feriado, o metrô não funciona.

A retirada de cláusulas do contrato de trabalho aliado ao baixo reajuste salarial são as razões para a greve dos metroviários. Mais cedo, ao BHAZ, Romeu José Machado Neto, presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), disse que há um impasse no acordo coletivo e que o aumento salarial não está seguindo a inflação.

“A greve é um impasse na negociação do acordo coletivo. Querem modificar/retirar 12 cláusulas que são de caráter social. Tentamos várias propostas mas recusaram. Estão propondo aumento salarial de 1%, não resta outra alternativa a não ser deflagrar a greve”, disse.

Para Róbson Zeferino, diretor jurídico do Sindimetro-MG, o baixo reajuste salarial é decorrente da atuação da equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). “Sabemos que há interferência do novo governo. Nossa data base é maio e ainda não fechamos o acordo”, disse.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!