Ação contra assédio sexual em BH terá abordagem na Praça da Liberdade nesta quinta-feira

Campanha da PBH é voltada para assédio sofrido por mulheres no transporte público e apito é distribuído para ser usado quando ocorrer o abuso Yuran Khan/Bhaz + Adão de Souza/PBH)

Uma nova abordagem do Grupo Contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), será realizada no fim da tarde desta quinta-feira (20), no entorno da Praça da Liberdade. As agentes femininas da Guarda Municipal estarão no local, a partir das 18h, distribuindo apitos e folhetos educativos para incentivar as denúncias de casos de importunação sexual.

O Grupo contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte para estimular as denúncias. As abordagens tiveram início em outubro e, desde então, já foram distribuídos quase 2 mil apitos e mais de 4 mil cartilhas, pelas agentes femininas da Guarda Municipal e da BHTrans, nas estações de ônibus e nas plataformas de embarque do metrô.

Prisões

Desde o início da campanha, a Guarda Municipal já prendeu em flagrante de quatro acusados de importunação sexual. O botão de assédio, que passou a funcionar na primeira semana de novembro em todos os ônibus que circulam em BH, contribuiu com duas das quatro prisões.

Os equipamentos foram instalados pelo Consórcio Operacional de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil). Após o botão ser acionado pelo motorista, a empresa consulta o GPS para saber a localização exata do veículo.

A informação é repassada ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que envia uma viatura da Guarda Municipal. Os agentes interceptam o ônibus e fazem a condução dos envolvidos à Delegacia de Mulheres. Esse processo tem durado, em média, 10 minutos.

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!