Polícia de Meio Ambiente inaugura Rede de Vizinhos Protegidos no Rola Moça

Ação consiste na instalação de placas ao longo do parque e abordagem aos visitantes (PMMA/Divulgação)

O batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) dá início, na manhã deste domingo (23), ao projeto “Rede de Vizinhos Protegidos da Serra da Calçada e do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Grande Belo Horizonte.

EStão sendo instaladas diversas placas educativas em vários pontos turísticos do parque, com o intuito de reforçar nos frequentadores a importância da educação ambiental e cuidados com o espaço, como não atirar lixo pela janela do carro e bitucas de cigarro, que geralmente provocam incêndios na área de preservação, além de atenção com a fauna e flora locais.

Uma blitz educativa de orientação aos frequentadores do parque e aqueles que circulam pela estrada de acesso a várias comunidades também está sendo realizada, com distribuição de panfletos com dicas de meio ambiente.

O parque

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital e sua região metropolitana, bem como os campos ferruginosos, uma bela e rara vegetação que se destaca pela ocorrência de espécias endêmicas.  A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

Os 4 mil hectares da unidade de conservação são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Serra da Calçada

O tombamento estadual do Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) foi feito em 30 de julho de 2008.

Integrante da Serra da Moeda, a Serra da Calçada está localizada entre os municípios de Brumadinho e Nova Lima. Sua paisagem cultural é constituída pela memória histórica da mineração dos séculos 18 e 19, registrada pelas edificações e estruturas de mineração, pela formação geológica, as microbacias com suas redes hidrográficas e a cobertura vegetal endêmica.

A região é formada por um caminho pavimentado com lajes de pedra de mão que unia o Vale do Paraopeba a Serra da Moeda, em que se juntava o entroncamento da Estrada Real. Nela encontram-se várias ruínas e um dos remanescentes é a antiga fábrica de São Caetano da Moeda Velha e complexo minerário do Forte de Brumadinho.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!