Alagamentos, deslizamentos e veículo atingidos: Chuva causa estragos e acende o alerta para o Réveillon

Divulgação/Corpo de Bombeiros/Defesa Civil

A forte chuva da manhã desta segunda-feira (31) provocou estragos em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Na capital, houve o risco de transbordamento de córregos especialmente na área de Venda Nova. E atenção! A previsão é de que as chuvas continuem neste último dia do ano, inclusive durante o Réveillon (veja mais abaixo).

Em Sabará, na Grande BH, moradores do bairro Borba Gato ficaram ilhados devido ao volume de água, que inclusive atingiu a BR-381. De acordo com o Corpo do Bombeiros, a situação no local está controlada e as pessoas foram colocas em lugar seguro e receberem orientações.

Chuva causou estragos em Sabará nesta segunda-feira (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A BR-381 chegou a ser interditada devido o desmoronamento de encosta próximo ao Anel Rodoviário e no trevo de Caeté. Por volta das 11h, o trecho foi totalmente liberado, mas o fluxo segue lento devido o acúmulo de veículos.

Na rodovia MGT-262, ainda em Sabará, vários pontos de alagamento e inundação foram registrados no bairro Sobradinho. Por lá o deslizamento de uma encosta impossibilita o tráfego de veículos no trecho que dá acesso a Belo Horizonte.

No bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, uma árvore caiu sobre um ônibus da linha 9404 (São Lucas/Nova Esperança). Apesar do susto, ninguém ficou ferido e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizará o corte.

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Em Nova Lima, quatro carros que estavam estacionados no Centro da cidade foram atingidos após o deslizamento de um barranco. Na região também houve a queda de uma árvore. Em nenhum dos casos houve vítima.

Equipes do Corpo de Bombeiro se deslocaram para o local e a Cemig é aguardada para desligar a energia, visto que há fios elétricos expostos.

Risco de transbordamento de córregos

Além da região metropolitana, BH registrou forte chuva o que provocou a emissão de alertas de risco de transbordamentos em córregos das regionais Nordeste e Venda Nova.

Equipes da BHTrans foram deslocadas para a avenida Vilarinho devido ao nível máximo de saturação do córrego Vilarinho ter sido atingido o que poderia causar alagamentos na via. Apesar da forte chuva, o transbordamento não ocorreu e a avenida não precisou ser interditada.

De acordo com a Defesa Civil, os córregos de Belo Horizonte estão cheios. “Os níveis estão alterados mas dentro da capacidade operacional”, informa o órgão.

Córrego Vilarinho atingiu nível máximo de saturação e quase transbordou (Divulgação/Defesa Civil)

Mais chuva

E a Virada de Ano deve ser marcada por chuvas na capital mineira. A meteorologia prevê que o último dia de 2018 será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento. A Defesa Civil emitiu alerta meteorológico informado que a velocidade dos ventos pode atingir 50 km/h.

A temperatura mínima registrada na capital é de 18ºC e a máxima de 28ºC com a umidade relativa do ar em torno de 65%.

As regionais Leste, Nordeste, Venda Nova, Norte, Oeste e Pampulha já ultrapassaram a média histórica de chuva prevista para o mês de dezembro. Confira o acumulado (mm) por regional:

  • Barreiro – 345,4 (96%)
  • Centro Sul – 331,0 (92%)
  • Leste – 387,0 (108%)
  • Nordeste – 389,4 (108%)
  • Noroeste – 322,4 (90%)
  • Norte – 367,8 (102%)
  • Oeste – 361,2 (101%)
  • Pampulha – 359,6 (100%)
  • Venda Nova – 389,4 (108%)

O alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil é válido até às 8h de terça-feira (1º) e prevê precipitações de 40 a 60 mm. Veja as orientações para o período chuvoso.

– Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;

– Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento;

– Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;

– Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas à inundação coloque seus móveis e estoques em lugares altos;

– Colabore com a abertura de deságues para evitar o estancamento de água, pois pode causar muitos prejuízos,
principalmente para a saúde;

– Não utilizar alimentos atingidos pela água de enchente ou inundação e nem beber água de enchente ou inundação;

– Não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água;

– Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;

– Não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;

– Não tocar nem usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

– Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);

– Não coloque lixo nas ruas que seja de fácil propagação com o vento;

– Revise o madeiramento de sua casa;

– Reforce a amarração de seu telhado;

– Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás;

– Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável);

– Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil;

Em caso de raios, se estiver na rua:

Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

– Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas);

– Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

– Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;

Se estiver dentro de casa:

– Não use telefone com fio;

– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!