Zema toma posse, e promete abrir a ‘caixa-preta de MG’ e pagar servidores sem atraso durante gestão

Vice-governador eleito com Zema em 2018, Paulo Brant declarou apoio a Lula
Governador Romeu Zema e vice Paulo Brant na posse do Governo (Ricardo Barbosa/ALMG)

O governador Romeu Zema e o vice-governador Paulo Brant tomaram posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta terça-feira (1º). Em seu pronunciamento, o novo mandatário mineiro destacou que será preciso “abrir a caixa-preta das finanças do Estado, arrumar a casa e refinanciar a dívida com a União”.

Romeu Zema fez um apelo aos parlamentares ao afirmar um déficit em Minas que ultrapassa os R$ 30 bilhões (os mesmos deputados aprovaram orçamento para 2019 com rombo de R$ 11,4 bilhões). “Peço aos deputados que tenham consciência da gravidade da situação sempre que um projeto entrar nessa casa”.

O empresário também ponderou outros pontos que pretende executar nos próximos quatro anos. “Vamos atrair investimentos, pagar salários dos servidores sem atraso, passar o repasse às prefeituras, cuidar da educação, segurança e saúde”, disse.

Henrique Coelho/BHAZ

Ainda no pronunciamento, Zema prometeu “cortar mordomias, luxos e desperdícios”, pois no seu ponto de vista isso é “mau uso do dinheiro público”. “É necessário enxugar a máquina e dar condições [de trabalho] ao servidor público. Vamos tomar medidas para recuperar Minas Gerais. O Estado está literalmente falido”, ponderou.

Para que Minas tenha dias melhores, Zema destacou a necessidade de união e falou de um pacto entre poder público e sociedade. “Precisamos da união dos 22 milhões de mineiros, de todas as classes e cidadãos sem distinção”, concluiu.

Zema destacou que a sua eleição evidencia a demanda da população por uma mudança de postura no meio político. Ele recordou seu histórico empresarial de sucesso e reforçou a necessidade de mudanças administrativas e estruturais no governo do Estado como forma de acabar com a crise financeira atual.

Transmissão de cargo

Neste ano, quebrando a tradição, a transmissão de cargo também foi realizada na assembleia. Esse momento foi marcado pela transferência do Grande Colar da Inconfidência do antigo, Fernando Pimentel (PT), para o novo governador.

Fernando Pimentel entrega Grande Colar da Inconfidência a Romeu Zema (Vitor Fórneas/BHAZ)

Após esse rito, o petista cumprimentou o novo governador e vice retirando-se do plenário. Gritos de “vai com Deus, Pimentel” e “estamos livres do PT” foram ouvidos das galerias.

Zema comanda grupo empresarial de sucesso

Natural de Araxá (Alto Paranaíba), o governador eleito Romeu Zema, de 53 anos, é pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas, assumiu a direção do Grupo Zema em 1991. Sob o seu comando, o grupo, fundado em 1923, saltou de quatro para 430 lojas em seis estados brasileiros e hoje é responsável por 5 mil empregados diretos e cerca de 1,5 mil indiretos.

Romeu Zema e Paulo Brant são empossados (Vitor Fórneas/BHAZ)

O Grupo Zema atua em diversos ramos: varejo de eletrodomésticos e móveis, distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças.

Quem é o vice-governador?

Paulo Brant nasceu em Diamantina (Central), é engenheiro, economista e ex-professor universitário. Entre outras funções de liderança, já ocupou o cargo de presidente da empresa de celulose Cenibra, foi secretário de Estado de Cultura, chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e superintendente executivo de Relações Institucionais na Federação das Indústrias do Estado (Fiemg).

Com Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!