Cidadão pode denunciar flanelinhas pelo aplicativo da prefeitura de BH

Reprodução/EBC

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou um recurso no aplicativo PBH App que possibilita o cidadão denunciar a atuação de flanelinhas pelas ruas da capital. O recurso possibilita que o denunciante aponte no mapa o ponto exato onde o problema está ocorrendo e que até tire uma foto.

De maneira segura e sigilosa, a pessoa acessa o item “Solicitar serviços” e escolhe a opção “Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas”. Os pedidos serão encaminhados diretamente à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e auxiliarão, de maneira efetiva, no mapeamento e no planejamento de ações preventivas contra a prática.

A atuação dos flanelinhas configura crime de tentativa de extorsão, pois o “tomador de conta” exige do proprietário do veículo o pagamento de um valor em dinheiro para usar um espaço da via pública. Muitas das vezes as pessoas são ameaçadas de que podem ser “surpreendidas” com danos no carro, como encontrar a lataria arranhada ou os vidros quebrados, ao retornar ao local onde estacionaram.

Denúncias podem ser feitas pelo app da PBH (Divulgação/PBH)

Desde fevereiro de 2017, a Guarda Municipal de BH realiza a Operação Flanelinha em dias de jogos de futebol ou em grandes eventos, para coibir a ação dessas pessoas nas imediações dos estádios e de áreas próximas a parques e atrações turísticas. Somente de janeiro a novembro de 2018, o saldo dos trabalhos foi de 992 pessoas abordadas, sendo nove delas presas e 23 ocorrências registradas.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, a ação preventiva da Guarda Municipal ganhará um impulso fundamental com o uso do aplicativo. “Agora, a prática dessa tentativa de extorsão poderá ser mapeada em toda a cidade, levando os guardas a intensificarem sua presença nos pontos mais críticos, com rondas mais frequentes e direcionadas”, disse.

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!