Cãozinho morre dentro de apartamento e acende o alerta para cuidados necessários durante o calor

Arquivo pessoal

Um cachorro da raça bulldog francês morreu no Rio de Janeiro (RJ) por conta do forte calor da capital carioca. Quando a dona chegou em casa, o animal já estava morto. O cão chegou a ser socorrido por uma veterinária, mas foi constatado o óbito.

Segundo a Subsecretaria de Bem-Estar Animal, os animais que possuem o focinho mais curto estão mais propícios a casos de hipertermia. O órgão informa que o controle de temperatura do animal não é igual ao do ser humano, pela eliminação do suor. O cachorro não possui glândulas sudoríparas e, com isso, usa a respiração com a língua para fora para controlar a temperatura interna.

Existem outras raças, além do bulldog francês, que exigem atenção neste período de altas temperaturas. São elas: o boxer, bulldog inglês, pug e o shitzu. Outra dica importante é aparar os pelos, o que ajuda a amenizar o calor intenso. As informações são do G1.

É recomendável também que, para os animais ficarem sempre em segurança, se deixe um pedaço da janela sempre aberto, mantenha água fresca e um ventilador no local. Se o animal não estiver bem, os veterinários recomendam que o mesmo seja envolto em uma toalha molhada e levado a um serviço de urgência e emergência.

Recorde de calor

A cidade do Rio de Janeiro bateu recorde de temperatura nessa terça-feira (8), quando os termômetros do Sistema Alerta Rio marcaram 42,2ºC. A marca foi registrada às 11h45 na Estação Meteorológica Guaratiba, na região Oeste do Rio.

Em Belo Horizonte, a temperatura não chegou a um índice tão elevado, mas o clima está quente e seco. A previsão para hoje, conforme a Defesa Civil de Belo Horizonte, foi de 31°C para a máxima, além de umidade relativa em torno de 35%.

Com Agência Brasil

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!