Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Passat Highline TSI 2.0: um convite a tirar o paletó e afrouxar a gravata

[Acelera Aí] Passat Highline TSI 2.0: um convite a tirar o paletó e afrouxar a gravata

Andamos na versão mais sofisticada (a Highline, a única disponível no Brasil) do sedã executivo da Volks, que tem como principais atrativos o amplo pacote tecnológico, com destaque para os equipamentos de segurança, como o controle automático de velocidade e distância e o sistema de monitoramento frontal; e de conforto, como o banco do motorista com massageador e abertura automática da tampa do porta-malas.

 

Teste Passat 8

 

O Passat é aquele carro para quem curte um sedã de porte maior, com jeitão de executivo, espaçoso (quatro adultos de estatura elevada viajam com muito conforto – por exemplo, os assentos dos bancos dianteiros têm aquele extensor para apoiar melhor as pernas de pessoas mais altas – e no porta-malas cabem 586 litros) e com aquele pacote tecnológico que só os veículos alemães mais sofisticados oferecem.

Teste Passat 1

Sobriedade do estilo

O estilo é bem sóbrio, com destaque para a grade dianteira cromada que une os dois faróis em LED e que é acompanhada pela grade da tomada de ar inferior; os cromados nas laterais (molduras dos vidros e frisos na parte de baixo das portas), o desenho elegante das rodas de liga de 18 polegadas e para a traseira com desenho simples e lanternas muito parecidas com as do Jetta da geração anterior.

Teste Passat 3

O interior também respira sobriedade, com bom nível de acabamento e cromados em abundância. Chamam a atenção o bom tamanho da tela (9,2 polegadas) do completo sistema multimídia (Discover Pro), que pode ser controlado por gestos; o painel de instrumentos digital, que pode ser programado ao gosto do motorista; o charmoso relógio analógico que fica bem no centro do painel e o banco do motorista com massageador.

Teste Passat 7

Pode abrir com o pé

O pacote de conforto é completado pelo porta-luvas refrigerado, pela seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão, pelo ar-condicionado de três zonas, pela abertura com pé (caso o motorista esteja com as mãos ocupadas) da tampa do porta-malas, que pode ser fechada eletricamente (existe uma tecla na parte de dentro). O único opcional disponível é o teto solar panorâmico.

Também merece elogios o pacote de segurança, com destaque para o controle automático de distância e velocidade (numa estrada de trânsito mais cadenciado, ele praticamente dirige para você), os seis airbags, o detector de fadiga do motorista, o indicador de perda de pressão dos pneus, a precisão da imagem da câmera de ré e o sistema de monitoramento frontal, que usa um sensor por radar e auxilia o motorista em situações críticas.

Teste Passat 6]

2.0 TSI e câmbio DSG

O conjunto motor (2.0 TSI)/câmbio (automatizado de dupla embreagem e seis marchas) não deixa você perceber que está guiando um sedã de mais uma tonelada e meia e dá ao Passat um vigor esportivo (principalmente no modo “Sport”), tanto nas acelerações quanto nas retomadas (segundo a VW, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 6,8 segundos e a máxima chega aos 246km/h), possibilitando ultrapassagens com muita segurança.

Teste Passat 5

O câmbio DSG, de dupla embreagem, acompanha o ritmo, com trocas bem rápidas (as mudanças manuais por meio de alavancas junto ao volante tornam a tocada ainda mais prazerosa). Na opção “Sport”, a suspensão deixa o Passat na mão do motorista em qualquer situação, mesmo nas curvas mais fechadas feitas no limite. Mas, nessa opção, o nível de transferência das imperfeições do piso incomoda bastante.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Teste Passat 4 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 2.0, 16 válvulas, turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 220cv (entre 4.500rpm e 6.200rpm) e torque de 35,7kgfm (entre 1.500rpm e 4.400rpm)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem  

Direção – Com assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, multilink, com amortecedores ajustáveis eletronicamente

Dimensões – Comprimento, 4,76m; largura, 1,83m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,79m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 245/45 R18

Tanque – 66 litros

Porta-malas – 586 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.529 quilos

Teste Passat 2

Principais equipamentos de série – ACC – controle automático de distância e velocidade com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake”, faróis em LED com assistência de farol alto e luzes de condução diurna, rodas de liga de 18 polegadas, ar-condicionado de três zonas, painel de instrumentos digital programável “Display Active”, sistema infotainment “Discover Pro” com DVD-Player, tela touchscreen de 9,2″, App-Connect e Media Control; controles de tração e estabilidade, sistema de monitoramento frontal, chave inteligente, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), apoios lombares dos bancos dianteiros com ajuste elétrico e lado do motorista com função de massagem, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor externo eletricamente ajustável, aquecível e anti-ofuscamento automático e memória no lado motorista, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, indicador de perda de pressão dos pneus, sensores de chuva e crepuscular, revestimento dos bancos em couro “Nappa”, sistema de proteção proativa dos passageiros, sistema start/stop e tampa do porta-malas “Easy Open” com abertura controlada por sensor sob o para-choque traseiro (pedal virtual).

Preço – R$ 164.620

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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