‘Desafio dos 10 anos’ invade as redes sociais: meme ou coleta de dados?

O youtuber Whindersson Nunes entrou na onda do desafio (Twitter/Reprodução)

Acordou essa semana com suas mídias sociais repletas de fotos de amigos e conhecidos de hoje e de 10 anos atrás? Provavelmente notou uma tendência no Facebook, Instagram e Twitter de pessoas postando suas fotos de perfil 2009/2019. Pois então. Globalmente chamado de “10 years challenge” (na tradução livre do inglês, “Desafio dos 10 anos”), a brincadeira ou simplesmente um supermeme ganhou as redes. E milhares de pessoas comuns como nós – e também as celebs – entraram na onda.

Mas uma questão foi levantada pela escritora Kate O’Neill em sua coluna eletrônica na revista Wired, que demandou uma resposta oficial do gigante das redes sociais, o Facebook: a de que a ‘brincadeira’, aparentemente inofensiva, é na verdade uma forma de as empresas coletarem dados e treinar algoritmos de reconhecimento facial.

“Meu tweet irreverente começou a pegar tração. Minha intenção não era afirmar que o meme é inerentemente perigoso. Mas eu sabia que o cenário de reconhecimento facial era amplamente plausível e indicativo de uma tendência que as pessoas deveriam conhecer. Vale a pena considerar a profundidade e a amplitude dos dados pessoais que compartilhamos sem reservas. Daqueles que criticaram minha tese, muitos argumentaram que as imagens já estavam disponíveis de qualquer maneira. A refutação mais comum foi: “Esses dados já estão disponíveis. O Facebook já tem todas as fotos do perfil”, escreveu Kate.

O post inicial de Kate:

Segundo ela, “em várias versões do meme, as pessoas são instruídas a postar sua primeira foto de perfil ao lado de sua foto de perfil atual, ou uma foto de 10 anos atrás, junto com a foto do perfil atual. Então, sim: essas fotos de perfil existem, elas têm carimbos de tempo de upload, muitas pessoas têm muitas delas e, na maioria das vezes, elas são publicamente acessíveis. Mas a data de postagem de fotos ​nem sempre é confiável de quando a foto foi realmente tirada. Graças a esse meme, agora há um conjunto muito grande de fotos cuidadosamente selecionadas de pessoas de aproximadamente 10 anos atrás e agora. É ruim que alguém possa usá-lo para treinar um algoritmo de reconhecimento facial? Não, necessariamente. Poderia ajudar a encontrar crianças desaparecidas, para citar um uso benigno”, explica.

Kate, que é autora do livro TechHumanist: como você pode fazer a tecnologia melhor para negócios e melhor para humanos, acrescenta ainda que, “como a maioria das tecnologias emergentes, o potencial do reconhecimento facial é basicamente mundano: o reconhecimento de idade é provavelmente mais útil para publicidade direcionada. Mas também, como a maioria das empresas de tecnologia, há chances de conseqüências imprevisíveis: um dia ela poderia se transformar em avaliação de seguros e assistência médica”.

A escritora escreveu ainda que “não quis dizer que alguém deve entrar em pânico ou se sentir mal. Vale a pena tornar-se mais consciente de como nossos dados podem ser usados. Nós não precisamos ser cautelosos com tudo; precisamos apenas pensar criticamente e aprender mais sobre o potencial que nossos dados têm em escala. Estamos todos ainda aprendendo”.

No Brasil, alguns famosos entraram na onda e postaram no Twitter suas fotos de 2009 e de 2019:

Facebook nega coleta de dados

O Facebook negou que a moda de “Desafio de 10 anos”, “10 years challenge”, que varre sua plataforma de mídia social seja parte de um esforço orquestrado para coletar dados de usuários para treinar algoritmos de reconhecimento facial.

Em resposta ao editor da Wired, Nicholas Thompson, que fez um post usando fotos do fundador do Face, Mark Zuckerberg, a gigante de mídia social respondeu:

“O desafio de 10 anos é um meme gerado pelo usuário que começou por conta própria, sem o nosso envolvimento”, disse o Facebook em uma resposta no Twitter ao editor da Wired, Nicholas Thompson. “É uma prova da diversão que as pessoas têm no Facebook, e é isso.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!