Desafio dos dez anos: Usuários reclamam da falta de evolução no metrô de BH

Thiago Ricci/BHAZ + Divulgação

Viralizou pelas redes sociais nesta semana o “desafio dos 10 anos”, que são fotos comparando a evolução de pessoas, objetos e lugares, entre outras coisas, ao longo de uma década. No meio desta brincadeira, alguns moradores da capital aproveitaram a oportunidade para cobrar uma evolução no metrô de BH.

Mas, afinal, quanto o metrô belo-horizontino evoluiu nos últimos dez anos? Um dos usuários compartilhou uma imagem comparando um mapa da linha de metrô da capital atualmente com a de 2009. Confira:

Vale ressaltar que houve a chegada de novas composições com vagões interligados e ar-condicionado neste período. No entanto, não houve expansões da linha atual e a linha 2, que ligaria o Barreiro até a área hospitalar, no Centro de BH, e a linha 3, conectando a região da Pampulha à Savassi, sequer saíram do papel.

Na última semana, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (PRTB), se reuniu com seu correligionário e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para tratar sobre assuntos relacionados ao metrô e outras obras na capital.

“Quando eu disse ao vice-presidente sobre a necessidade da expansão do metrô ele me questionou: tem metrô em Belo Horizonte? Eu respondi que é um metrô pequeno, mas que tem sim. Contei sobre sua extensão e as estações e ele me falou que na verdade não é um metrô, mas um trem”, contou a vereadora em entrevista à Rádio Itatiaia.

O vice-presidente indicou que a vereadora discuta o tema com a bancada mineira no Congresso, em busca de recursos para conseguir dar início às obras.

No dia 1º de agosto de 1986, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dava início à operação dos trens urbanos, na capital. No início, os vagões transitavam em somente seis estações, ligando o Eldorado, em Contagem, à Lagoinha, no Centro de BH.

Até 1987, eram 10,8 km de linha, quando naquele ano, o sistema recebeu um aporte e estendeu sua operação até a estação Central. E, somente em 2002, a linha foi concluída da maneira como é hoje: do Eldorado até a Vilarinho, na região de Venda Nova. Ao todo 19 estações e 28,1 km de extensão, incluindo o Pátio de Manutenção de São Gabriel.

Ou seja, são mais de 16 anos sem expansão no metrô de BH. Em seus 15 anos iniciais, o metrô de BH avançou 17,3 km. Entretanto, nos últimos 16 anos, nenhum metro de extensão foi agregado à linha. Desde então, diversas promessas surgiram e supostos investimentos que não chegaram aos trilhos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!