DE GRAÇA! Festival celebra a visibilidade trans com show, oficinas, exposições e debates

Urias à esquerda e Juhlia Santos, idealizadora do evento, à direita (Divulgação/LucasAvila)

Janeiro é o mês da visibilidade trans, você sabia?! E com o intuito de evidenciar cada vez mais o debate a respeito dessa comunidade acontecerá, nos dias 22 a 29 de janeiro, a primeira edição do Festival TransViva. Trata-se de um manifesto artístico e político pela vida das pessoas transsexuais. O evento ocorre no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, em BH. A programação é gratuita.

“Somar corpos para transformar, ressignificar espaços e transbordar mentes que um dia se fecharam”, afirma a atriz e jornalista Juhlia Santos, idealizadora do Festival. Segundo ela, a ideia é estourar nossas próprias bolhas e ouvir sobre o lugar de fala e a importância do lugar de escuta. Para isso, serão realizadas oficinas de qualificação profissional, rodada de negócios, apresentações culturais, mesas de debates, exposições e oficinas artísticas.

Entre as atividades, se destacam a rodada de negócios que será um encontro entre empresas que possuem profissionais trans em seus quadros de funcionários e organizações diversas, em busca de promover empregabilidade de pessoas trans. No sábado (26), a Praia da Estação, evento colaborativo tradicional na cidade, e que terá uma edição especial para o Festival. E no domingo (27), o show da cantora Urias que fechará as apresentações musicais sob o Viaduto Santa Tereza. A artista de Uberlândia ficou conhecida nacionalmente após sua participação no último CD de Pabllo Vittar.

“O espaço das artes é propício para se discutir essa realidade com liberdade. O Festival TransViva promove contato direto entre pessoas trans e cisgêneras. A partir da interação e contato com corpos de diferentes configurações e ao repertório de cada pessoa, vão se quebrando as barreiras da marginalização dos corpos trans, cedendo lugar ao que realmente importa: o respeito ao lugar de fala e de escuta, a quebra de preconceitos e o respeito pelas diferenças”, completa Juhlia.

No país que mais mata travestis e transexuais, surgiu a vontade de celebrar a vida! Misturar pensamentos, dividir sentimentos e ser um pequeno passo para uma grande mudança que pode contar com você. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, com foco em pessoas trans e em situação de vulnerabilidade social. Para as pessoas que participarem das mesas de debate e oficinas, serão oferecidos certificados, devendo a interessada inscrever-se no formulário disponível nas redes sociais do Festival. Toda a equipe do festival é composta por pessoas LGBT, sendo a maioria transgênera, negra e jovem. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Não fique de fora, confira a programação:

  • 22/01, terça-feira
    13:00 – 18:00 | oficina Stencil – Bruno Ulhoa (inscrições – goo.gl/EcbhcC)
    19:00 – 22:00 | mesa Ser TransViva – Indianare Siqueira (RJ) (certificados – goo.gl/pWTMY4)
    Local: CRJ

 

  • 23/01, quarta-feira
    13:00 – 18:00 | oficina Cinema – Arthur Medrado (inscrições – goo.gl/EcbhcC)
    19:00 – 22:00 | mesa Transfeminismo – Erika Hilton (SP) (certificados – goo.gl/pWTMY4)
    Local: CRJ

 

  • 24/01, quinta-feira
    13:00 – 18:00 | oficina Coach de carreira – Adriana Roque (inscrições – goo.gl/EcbhcC)
    19:00 – 22:00 | Rodada de Negócios (inscrições – goo.gl/k9JCEe)
    Local: CRJ

 

  • 25/01, sexta-feira
    13:00 – 18:00 | oficina Teatro – Ave Terrena (inscrições – goo.gl/EcbhcC)
    18:00 – 22:00 | “Um olhar em construção” (exposição de fotografias de artistas trans) – Bernardo de Castro, Bernardo Enoque, Luna Ventura
    +
    Intervenção artística com Mascucetas, Dandara Vital e Ave Terrena
    Local: CRJ

 

 

 

  • 28/01, segunda-feira
    18:00 – 22:00 | mesa Trans pop de rua – Mel Campus (PR) (certificados – goo.gl/pWTMY4)
    Local: CRJ

 

  • 29/01, terça-feira
    18:00 – 20:30 | mesa Transfobia e Racismo – Bernardo de Castro (RJ) (certificados – goo.gl/pWTMY4)
    20:30 – 22:00 | “GRAZZI ELLAS” (espetáculo teatral) – Mel Campus
    Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes da peça
    Local: CRJ

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!