Até 40ºC! Minas e BH terão fim de semana recheado de calorão e solzão

calor
Temperatura pode alcançar os 33ºC no fim de semana (Yuran Khan/BHAZ)

O calorão dos últimos dias não vai dar trégua em Belo Horizonte e em toda Minas Gerais. Com as temperaturas podendo alcançar os 33ºC, está descartada a possibilidade de fortes chuvas.

O meteorologista Cléber Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse ao BHAZ que o fim de semana será de céu claro a parcialmente nublado e que chuvas isoladas podem ser registradas em pontos da cidade.

“O forte calor continuará com a temperatura mínima variando entre 20ºC e 22ºC, e a máxima de 31ºC a 33ºC. A umidade relativa do ar na parte da manhã ficará em 70% enquanto, à tarde, na casa dos 30%”, disse.

Assim como nesta semana, a próxima também será sem chuvas significativas. O meteorologista explica que isso é ocasionado por um fenômeno meteorológico: o veranico. “Esse fenômeno acontece no verão e é caracterizado por um longo período sem chuvas. Ele impede a chegada de frentes frias e ocasiona forte calor. Há mais de 10 dias que ele está atuando”, explicou.

A continuidade do veranico fará com que a próxima semana seja de forte calor em todo o Estado, visto que ele não tem prazo para terminar.

Nas demais regiões de Minas, as chuvas localizadas podem ser registradas no Triângulo, Sul e Oeste de Minas. Assim como BH, a Zona da Mata tem a possibilidade de ter precipitações, enquanto nas outras o calor será predominante. No Sul de Minas Gerais a temperatura mínima será de 15ºC enquanto no Vale do Jequitinhonha pode alcançar os 40ºC.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!