De olho no céu: Assista ao eclipse total da lua na madrugada desta segunda-feira

Dylan O’Donnell/Nasa

Se você curte os mistérios da astronomia, fique de olho no céu na madrugada desta segunda-feira (21), quando ocorrerá o eclipse lunar. Segundo especialistas, este será o único fenômeno em 2019. Alguns chamam este eclipse lunar total de uma ‘superlua de sangue’ pela sua cor avermelhada e pelo seu tamanho aparente, que é causado pela proximidade relativa da Lua à Terra durante esta parte da órbita lunar.

Nós, brasileiros, teremos a chance de assistir ao fenômeno a partir de 00h36 (horário de Brasília) de segunda-feira, com o momento do eclipse total ocorrendo por volta das 3h10. O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua.

O especialista em tecnologia educacional da Nasa JPL, Lyle Tavernier, descreveu o que esperar da noite de domingo (20 de janeiro) até a manhã de segunda-feira (21 de janeiro): “A sombra da Terra em forma de cone com duas regiões de escuridão: a penumbra e a umbra. A concha do cone é a penumbra e é a região em que a lua entra pela primeira vez. Para os telespectadores das Américas do Norte e do Sul, o rosto lunar “ficará muito fraco nos primeiros 57 minutos, à medida que se deslocar mais fundo na penumbra”.

Segundo ele, a lua começará a entrar na região sombria mais profunda, a umbra. “Alguns dizem que durante esta parte do eclipse, a lua parece ter tido uma mordida. Essa ‘mordida’ fica maior e maior à medida que a lua se afunda na sombra.

As cores do pôr-do-sol e do nascer do sol vão sombrear nosso satélite natural, porque à medida que a luz solar flui pela atmosfera da Terra e sobre a superfície lunar, ela se dobra. “A luz azul, como a cor que as pessoas vêem no céu diurno, se dispersa, de modo que apenas a luz vermelha trilha o espaço. Uma variedade de fatores afeta a aparência da lua durante um eclipse lunar total”, acrescenta o especialista da Nasa.

“Nuvens, poeira, cinzas, gotículas fotoquímicas e material orgânico na atmosfera podem alterar a quantidade de luz que é refratada para a umbra.” A lua também pode aparecer mais escura durante o eclipse lunar total de janeiro de 2019 do que em outros eclipses lunares. Como uma superlua, a lua cheia estará em um de seus pontos mais próximos à Terra este ano, e sua proximidade significa que a lua estará mais funda dentro da sombra da úmida da Terra.

Com informações da Nasa JPL

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!