Região Nordeste ganha novo parque e BH chega a 76 unidades

IMAGEM ILUSTRATIVA (Maick Handder/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte vai entregar na próxima terça-feira (22) o Parque Real, localizado no bairro Paulo VI, na região Nordeste da cidade. Resultado de uma medida compensatória, o parque, que fica em uma região com algumas áreas de preservação permanente, tem 73 mil metros quadrados de área e conta com uma importante bacia de detenção de água pluvial, totalmente cercada, que vai drenar a água nos períodos chuvosos.

A construção do Parque seguiu todas as diretrizes e padrões determinados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica que, com o Parque Real, passa a ser responsável por 76 parques na capital. Parte da nova área verde encontra-se sobre uma antiga pedreira da região, que foi aterrada.

Além de oferecer acessibilidade a pessoas de baixa mobilidade, o Parque Real também conta com sinalização no novo padrão adotado pela Fundação (mais resistente a vandalismo) e um mirante que fica a aproximadamente 770 metros de altitude. Os visitantes também vão encontrar no local pista de skate street, quadras de areia, brinquedos, aparelhos de ginástica da Academia a Céu Aberto, quadra poliesportiva e pista de caminhada, além de ponto de apoio com banheiros acessíveis, bebedouros e salas de apoio administrativo

O paisagismo do local, definido pela Fundação, conta com mais de 70 espécies, entre ornamentais e arbóreas e grama esmeralda como forração em áreas que vão servir para repouso, brincadeiras e piqueniques. A Fundação realiza estudos técnicos sobre o espaço a fim de traçar estratégias de manejo de fauna, flora e recursos hídricos, tendo em vista que o terreno possui algumas minas d’água.

O 16º parque da Regional Nordeste abriga importantes espécies da fauna e está próximo aos bairros Jardim Vitória, Vista do Sol, Acaiaca, Capitão Eduardo, Conjunto Paulo VI e Beira Linha, que serão beneficiados com a melhoria do microclima da região. A entrada de animais domésticos é permitida no Parque, desde que estejam usando guia/coleira durante toda a permanência no local (a regra vale inclusive para animais mais dóceis e de raças pequenas). Recomenda-se a vermifugação, vacinação e também a aplicação de carrapaticida em todos os pets que frequentarem o local. O tutor do animal é responsável pelo recolhimento das fezes, que devem ser depositadas nas lixeiras disponíveis no local.

Já a entrada de bicicletas no Parque não é permitida.

Serviço

Parque Real

Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 201 – Bairro Paulo VI

Funcionamento: de terça a domingo e feriado, das 7h às 18h

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!