Sabe a dieta do jejum? UFMG seleciona voluntárias para investigar seus efeitos no organismo

Voluntárias deverão ficar 10 horas sem comer nada (Depositphotos/Reprodução)

Já ouviu falar que jejum é bom para emagrecer? Ou que pode potencializar sua dieta? Um projeto desenvolvido na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, está recrutando 20 voluntárias para participar de um estudo que investiga como o jejum influencia nas atividades diárias das mulheres.

O projeto de mestrado O efeito inflamatório e metabólico do jejum em mulheres com e sem obesidade, está sendo desenvolvido pela nutricionista Jenneffer Braga, do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia.

Segundo a mestranda, a pesquisa nasceu da escassez de estudos sobre o tema, aliada à crescente prática adotada por pessoas e indicada por profissionais em caso de reeducação alimentar.

O teste

O teste será realizado por um dia, e as participantes deverão comparecer duas vezes ao Hospital das Clínicas da UFMG: de manhã e ao final do dia, para avaliação. No intervalo, as voluntárias deverão fazer jejum de 10 horas, enquanto desenvolvem suas atividades rotineiras, como trabalhar e estudar. O HC/UFMG fica na área hospitalar de Belo Horizonte, na avenida Alfredo Balena.

Perfil das voluntárias

As interessadas devem ter entre 18 e 59 anos, e índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 35. O prazo para manifestar interesse em participar da pesquisa termina em 15 de março ou até que todas as voluntárias sejam selecionadas. Outros detalhes do estudo são abordados pela TV UFMG, assista aqui:

Outras informações sobre o projeto de mestrado “O efeito inflamatório e metabólico do jejum em mulheres com e sem obesidade” podem ser obtidas pelo e-mail atendimentoufmg.ob@gmail. O estudo é orientado pela professora Adaliene Versiani Ferreira.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!