Acordem, homens! Gillete comemora frutos de comercial polêmico após sofrer ameaça de boicote

Reprodução/YouTube

Diretor financeiro da Gillette, o norte-americano Jon Moeller comemorou nesta quarta-feira (23) os resultados obtidos pela marca após a veiculação do comercial em apoio à campanha #MeToo, em que mulheres denunciam casos de assédio. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, o vídeo deu o que falar e gerou até mesmo ameaças de boicote.

Intitulado “O melhor que os homens podem ser”, em tradução literal, o anúncio fala sobre machismo, assédio e comportamentos considerados tóxicos por parte dos homens. O vídeo busca apresentar alternativas para a masculinidade, mas não foi bem recebido apesar da mensagem positiva. Alguns acusam a marca de “generalizar” os homens e falam até mesmo em boicotá-la.

Depois de mostrar uma série de posturas consideradas comuns entre homens, as imagens apresentam um personagem que interfere toda vez que um deles está prestes a agir de forma machista ou tóxica novamente. A campanha surgiu para apoiar o movimento Me Too, em que mulheres denunciaram casos de assédio, principalmente em Hollywood, e fala sobre como homens devem responsabilizar uns aos outros para colocar fim a tais comportamentos. Também há cenas reais no vídeo.

Apesar de ter recebido centenas de elogios, a campanha gerou mais reações negativas. Vários homens passaram a sugerir que a marca seja boicotada. Alguns argumentaram que o vídeo era ofensivo por generalizar os homens e “insinuar” que todos são abusadores. Outros, por sua vez, disseram que a marca segue pautas “de esquerda”. Nos Estados Unidos, a revista de extrema direita “The New American” afirmou que o anúncio “reflete várias falsas suposições”.

“Estamos contentes com o nível de vendas (alcançado) desde esta propaganda, tanto nos atacadistas tradicionais como no Gillette Shave club”, a plataforma de vendas online da marca, declarou Jon Moeller, em uma conferência telefônica com jornalistas. “Temos recebido uma cobertura midiática e um investimento dos consumidores sem precedentes”, disso. “Isso faz parte dos nossos esforços para chegar de mais eficaz aos jovens consumidores”, continuou. “As primeiras cifras mostra que alcançamos o objetivo”, acrescentou.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!