Peças, vendas… Vem saber TUDO sobre a 45ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Vão Ao Teatro MG/45 anos da Campanha de Popularização do Teatro e Dança/ Reprodução

Você sabia que a Campanha de Popularização do Teatro surgiu pela junção de uma paixão pela arte, uma ideia e uma Kombi? Não?! Então vem saber mais um pouquinho sobre esse projeto que completa 45 anos de história. A ação que promove peças de teatros, infantis e para adultos, além de espetáculos de dança a preços populares, vai até o dia 24 de fevereiro.

A iniciativa de criação da Campanha surgiu de produtores e artistas do Rio de Janeiro que, no início da década de 70, começaram um movimento para buscar novos públicos para as artes cênicas. Com o lema “Teatro para o povo”, o projeto consistia em reunir a produção teatral, baixar o valor dos ingressos e disponibilizar um ponto móvel, a Kombi, no caso, para que as pessoas pudessem adquirir seus ingressos. A ideia foi bem recebida e logo se espalhou pelo Brasil.

Em Belo Horizonte, Júlio Varella, então coordenador do Festival de Inverno da UFMG, solicitou ao Serviço Nacional do Teatro, ligado ao MEC (Ministério da Educação e Cultura), a vinda do projeto para BH. Assim, em 1973, a capital teve a sua primeira Campanha, com duas Kombis que percorriam as praças e principais pontos da cidade, como a Praça Sete, vendendo ingressos. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas a essência da campanha continua a mesma: popularizar as artes cênicas; proporcionar espaço para que a arte possa entrar e transformar a vida das pessoas.

Segundo dados estatísticos, Belo Horizonte é a capital com o maior número de pessoas que tem acesso ao teatro (41% em BH, vindo São Paulo em segundo lugar com 34%). E segundo Romulo Duque, presidente do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), o número é fortemente influenciado pela Campanha que há 45 anos abre as portas do teatro para a cidade. “Em 2019, ao completar 45 anos, buscamos resgatar esta história. Ao longo deste guia e diversos materiais espalhados, o público terá acesso às capas de programas, personagens e relatos que marcaram essa trajetória. Convidamos você a entrar em nossa festa, assistir aos espetáculos, publicar seus relatos. Afinal, a Campanha é de todos!”, completa Duque.

Programação, valores e pontos de vendas

Agora que você já conheceu um pouquinho sobre o surgimento da Campanha, é hora de se programar para se divertir! Neste link você pode conferir todas as peças e espetáculos de dança em cartaz, horários, valores e pontos de venda. Bora lá?

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!