Rompimento de barragem na hora do almoço espalha desespero e agonia: ‘Levou tudo’

Reprodução/WhatsApp

“Gente, desceu na hora do almoço. Levou restaurante, levou tudo”. O áudio de um trabalhador da Vale resume o sentimento dos envolvidos com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (25). Dezenas de militares do Corpo de Bombeiros e da polícia se mobilizam para fazer o resgate de possíveis vítimas. O Governo de Minas anunciou força-tarefa.

“Gente, eu trabalho aqui na Vale e estou informando de primeira mão pra vocês que deve ter morrido mais de mil pessoas. Vocês que tem parentes que trabalham aqui, pode ficar preocupado. Eu saí do refeitório e veio aquela onda em cima, se não fosse a caminhonete eu teria morrido”, diz um trabalhador. “Gente, desceu na hora do almoço, então, levou em torno de 1,2 mil pessoas, chutando por alto. Levou restaurante, levou tudo”, afirma outro.

Apesar do desespero, as autoridades ainda não confirmam nem mesmo que houve algum óbito. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, afirmou, por nota, a Vale.

A companhia ainda informou que “a prioridade total, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”. Já o Governo de Minas anunciou que uma “força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem” para “acompanhar e tomar as primeiras medidas”. “O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região”, complementa, por nota.

Um gabinete estratégico de crise também foi formado pela administração estadual para acompanhar de perto as ações. A Defesa Civil de Belo Horizonte, por sua vez, informou que está à disposição para auxiliar no atendimento da ocorrência.

Desespero

O Centro de Brumadinho e o Inhotim foram evacuados no início da tarde de hoje preventivamente pelos bombeiros. A Polícia Militar confirmou ao BHAZ que uma segunda barragem foi atingida. Segundo o tenente Juarez Antonio da Silva, da PM em Brumadinho, o complexo na região compreende três barragens – e o rompimento de uma cria uma efeito cascata.

“Estourou, Paulão. Não existe mais administrativo, não consigo mais conversar com o pessoal, ninguém, cara. Não existe mais ninguém, está tudo debaixo de terra e barro”, diz outro áudio disseminado pelas redes sociais. “Tem helicóptero e tudo aqui. Aí eu tenho cinco lojas no Centro da cidade, uma bem no meio da avenida, e sempre tem enchente, passa por cima da minha loja. Já evacuei, mas infelizmente tem estoque”, diz outro áudio.

Reprodução/WhatsApp

Segundo o tenente, a lama do primeiro rompimento está se deslocando em direção a rio Paraopeba, que, quando há enchente, invade a cidade. O policial teme que a lama encha o nível do rio e, consequentemente, atinja o município.

Reprodução/WhatsApp
Reprodução/WhatsApp

Nota do Governo de Minas na íntegra:

“Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas. O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região. O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado”.

Nota da Vale na íntegra:

“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!