Animais feridos são atendidos por voluntários em Brumadinho; saiba como ajudar com doações

Bárbara Ferreira/BHAZ

O rompimento da barragem 1 e transbordamento para as barragens 4 e 4A na mina do Córrego Feijão, todas da empresa Vale S.A., deixou centenas de pessoas desaparecidas e diversos animais atolados em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Movimentos em defesa dos animais e ativistas estão empenhados no resgate de cavalos, vacas, gatos, cães e outros animais desde o início da tarde deste domingo (27).

Ao BHAZ, Ana Liz Bastos, que é veterinária e integra o Conselho Regional de Medicina Veterinária, contou que os trabalhos começaram fora da área de risco, pois os voluntários não têm autorização ainda para acessar esses locais. “Estamos concentrando nossos esforços nas margens. Muitos animais correram nesse sentido, pois conseguiram sentir o desastre antes dos humanos”, contou.

Pontos de apoio estão sendo montados para que os animais passem por triagem médica. Os sobreviventes serão encaminhados às faculdades que possuem hospital veterinário. Não está descartada a possibilidade de que eles sejam levados para abrigos, caso o número de resgatados seja grande.

A veterinária conta que, “infelizmente, muitos animais já morreram”, enquanto outros continuam ilhados ou atolados. Dois procedimentos podem ser adotados com os que não resistiram: enterro ou incineração – o último será custeado pela Vale. Ao final do dia será divulgado um boletim dos trabalhos.

Vale pressionada

A ativista Luisa Mell, em seu perfil no Instagram, afirmou que, assim como ocorreu em Mariana, no rompimento da barragem de Fundão, em 2015, o instituto que coordena ajudará no resgate de animais. Ela aproveitou a oportunidade para cobrar da Vale a contratação de equipes para o resgate. “Exigimos que a Vale contrate equipes para resgatar animais com toda a estrutura necessária imediatamente”, postou.

Ao BHAZ, a Vale informou que equipes estão mobilizadas no resgate de animais na região e que é aguardada a liberação do Corpo de Bombeiros para os trabalhos iniciarem na área de risco.

Doações

Em Belo Horizonte, há um ponto de coleta de doações que serão levadas aos animais de Brumadinho. Ração, toalhas, gaze, ataduras e esparadrapo são alguns dos materiais solicitados. Quem desejar ajudar pode levar as doações ao Clan Glass Hotel, na rua Gonçalves Dias, 30.

Confira a lista dos itens solicitados:

  • Materiais básicos

Ração (cães, gatos, aves, equinos, bovinos);
Comedouros e bebedouros (potes de sorvete servem);
Toalhas, lençóis, cobertores;
Guias, coleiras, gaiolas, caixas de transporte;
Xampus, sabão
Cordas, cabrestos
Jornal
Óleo de girassol (de cozinha, mas de girassol)

  • Materiais ambulatoriais

Equipos, extensores;
Catéteres, escalpes;
Fluidos: NaCl 0,9%, Ringer, Ringer Lactato, Glicosado 5%
Glicose 50%, Bolsas e equipos de transfusão;
Medicamentos: Antibióticos, anti-inflamatórios, Analgésicos, Sedativos, Anestésicos
Seringas: 1 ml, 3 ml, 5 ml, 10 ml, 20 ml
Agulhas 25X7, 25X8, 40X8
Gaze, Algodão
Ataduras;
Esparadrapo
Pomadas, unguentos, Degermantes, Clorexidina

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!