Carlos Viana será relator de possível CPI de Brumadinho, no Senado

Henrique Coelho + Bárbara Ferreira/BHAZ

O senador de Minas Gerais Carlos Viana (PHS) foi convidado para ocupar o cargo de relator em uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no Senado, sobre a tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O convite a Viana foi feito pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Parlamentares começaram a se movimentar para investigar o caso e já colheram 13 assinaturas para a abertura da comissão, faltando 14 para instaurar a CPI, já que é necessária a adesão de 27 senadores.

“Queremos investigar as barragens e propor mudanças na legislação em todo o país. Precisamos esclarecer os procedimentos e evitar riscos a outras cidades. Fui procurado por representantes de Paracatu, Itabirito e Congonhas, municípios que também estão temerários com as grandes barragens. Nós, mineiros, queremos respostas e decisões para nunca mais assistirmos novos desastres como o de Mariana e o de Brumadinho”, disse Viana.

Em novembro, em encontro promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), Carlos Viana já havia deixado claro sua preocupação com novos acidentes e tinha proposto a criação de uma comissão de fiscalização às mineradoras.

Viana toma posse como senador da república na próxima sexta-feira (1°).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!